Eritreia – A Coréia do Norte da África- may 2018

                               -Eritreia – A Coréia do Norte da África- may 2018

                                O país dos Cactus. O país do pastoreio.

Africa, o continente mais exótico e extraordinário deste planeta

             Eritreia, Estado da Eritreia, população de 5 milhões. Capital  Asmara com 1,3 milhões na região metropolitana. Independente da Ethiopia desde 1991após 30 anos de conflito. São quase 1000km na margem do Mar Vermelho, abundante em recursos minerais. Muitos colonizações, como os Turco Otomanos, Egípcios,  Ethiopians ,Italianos e os Britânicos no século XIX. Idioma oficial Tigrínia e o Árabe. A grande maioria  fala algum nível de inglês.. É um Estado  de partido Único embora a constituição declara diferente. Serviço militar é obrigatório. Todas as mídias são de Propriedade do Estado. Considerado a Coreia do Norte da África. O país mais fechado da África. Uma das versões porque Mar Vermelho. Os lagos formados pelas marés, ao secarem realçam o sal e uma alga que deixa uma cor avermelhada brilha. Daí o nome Mar Vermelho.

             Acredita-se  que foi nesta região que a Rainha Shaba, que teve um caso com o Rei Salomão, criou seu filho Ilminik I. História está relatada na Bíblia. 

                    E na Bíblia são barradas  inúmeras parábolas de pastores com suas ovelhas, cabras, seus cajados e o burro quando Jesus voltou quando as palmas foram colocadas  no caminho ele passava. Pois aqui os pastores, desde crianças, meninos, meninas, adultos tem esta função, de pastorear as ovelhas, cabras,  burros, camelos. As histórias da Bíblia aqui presentes.

               Aqui estão os fósseis mais antigos de humanos do mundo. O Crânio de um hominídeo, intermediário entre Homo erectus e Homo sapiens foi encontrado com 1 milhão de anos. Aqui surgiu o Elefante, fósseis com 27 milhões de anos foram encontrados aqui pelo paleontologista Americano William Sanders. Visitei o Museu Nacional e ali estão as e evidências.

        A economia é largamente baseada na agricultura de subsistência. A indústria foi  nacionalizada  e desmantelada após a guerra civil e a produção parou. A reserva de Petróleo é a maior da região do Mar Vermelho. Em virtude dos conflitos com a Ethiopia o turismo representa pouco nos serviços do país. O dia da independência é comemorado em 24 de maio e uma semana inteira de celebrações , culminando com desfiles na avenida principal e a presença do Presidente no estádio de esportes.

               Eritreia é  um  dos maiores provedores de refugiados. A Inglaterra , Itália, Alemanha recebem muitos  pedidos  de asilo. Nativos que fogem do regime em busca de oportunidades melhores. Por conta do serviço militar obrigatório sem prazo definido, provoca está fuga. São cerca de  1000 pessoas por mês que fogem ou tentam fugir. Boatos de prisões no interior, em containers e trabalho forçado para os que se opõem ao regime. O presidente Issayas Afwerki, de 73 anos, está no poder desta a independência em 1991. Portanto uma ditadura de 27anos, 

              Foi colônia Italiana desde 1890 até 1947. A capital Asmara parece mais como uma cidade italiana, estagnado no tempo. Nostalgia é a primeira impressão. Restaurantes italianos para pizzas e massas são comuns. É um dos vistos mais difíceis de conseguir. O visto foi recebido na chegada, solicitado anteriormente, porque o Brasil não tem embaixada da Eritreia. E de agora em diante, somente visto em consulados e embaixadas e não mais visto na  chegada. E para se locomover dentro do país se precisa permissão para todos os lugares individualmente. A internet é uma mais  lentas. O único aeroporto internacional é na Capital Asmara. A moeda local oficial é a NAKFA .

                 No Aeroporto em Dubai encontrei um senhor, cidadão filho da Eritreia, atualmente nos Estados Unidos. Indo visitar sua mãe que vive  em Asmara, de 98 anos. 

                 A avenida central , cuja arquitetura  é dos anos da ocupação Itáliana de1890-1940 e a avenida  de palmeiras  das mesma época. Dos dez cinemas da cidade, alguns funcionando como o cinema Odeon, o Cinema Roma, e o cinema Impero com 80 anos e o Cinema Asmara, que era exclusivo para locais, construído em 1942. Todos no centro da cidade  e  são as marcas arquitetônicas da cidade . Épocas de Glória do cinema refletidas na arquitetura. O prédio da Fiat Talgiero ,futurístico, construído em 1937, era um posto de serviços de combustíveis e foi uma construção com 30 metros de concreto de vão livre para cada lado, inédito na época .Hoje cercado e abandonado. Assim a maioria dos prédios daquela época, sem conservação. A primeira Mesquita e maior data de 1923. Igrejas Católicas Romanas, da Igreja Ordotoxa da Eritreia e Anglicanas são as mais expressivas. A grande maioria são da Igreja local, a Ortodoxa da Eritreia, que uma Igreja Copta, expelida pelo concílio de  Chelseanon , com sede no Egito, fundada por um dos doze apóstolos, São Marcos.  O atual Papa é Shenoida III. A igreja ordotoxa Russa, e Ortodoxa da Arménia também seus Papas ou Patriarcas. O assunto religião, neste planeta, é diverso é  complexo e  dividido. 

                                A Cadetral, no cento na avenida Harnet, ou avenida da Libertação, foi construída pelos CapuchInhos. A Igreja Ortodoxa Copta St. Mary foi construída em 1938.

                    A cidade vive da  arquitetura do passado,  muitos pedintes na rua, crianças, jovens, estudantes, idosos. A população de crianças é visivelmente grande. 

                         O desfile noturno em comemoração a independência mostrou os diversos setores da economia, do comércio, militar, hospitalar. De uma forma singela, com materiais improvisados, veículos enfeitados, foram mostrados o dia a dia destes setores. É emocionante ver o esforço, a simplicidade com que as coisas e as pessoas são apresentadas. No dia seguinte na véspera do dia 24 de maio, bandas animaram o povo nas avenidas principais, decotadas  com luzes. A meia noite uma explosão de fogos de artifício. Incrivelmente, no dia seguinte as ruas estavam limpas. A limpeza começa todos os dias as quatro horas da manhã.

                                  A rota romântica do trem pelo vales de Asmara até  Nefasty, durou cerca cinco horas em uma locomotiva a vapor e um vagão  passageiros. Constantemente o trem parava para esfriamento e para reabastecer o tanque de água que produz o valor a partir do lenha e carvão. A ferrovia foi construída em 1911 pelos italianos. Um região montanhosa, árida onde cactus são a maioria do verde. Esta ferrovia ia de Asmara até Massava. Destruída pelos colonialista e parcialmente recuperada para fins turísticos. São curvas e mais curvas e túneis e mais túneis. E iam-se percebe, pelo terreno árido, a quantidade de cactus de diferentes espécie. 

                     O mundo é igual, passeios de trem  com máquinas antigas é promovidas como atração turística existem pelo mundo, . Em Garibaldi no RS, no Peru, no Norte da Índia , No Paraná e muitos outros lugares. Neste trem encontrei uma funcionária da embaixada dos Estados Unidos na Eritreia. Sim, tem uma embaixada aqui dos USA e os existem interesses aqui. Uma base americana está em Dboutiji , próximo daqui no mar vermelho. 

                             Notícias internacionais e canais de tv  do mundo estão disponíveis. Internet, facebook estão disponíveis, não existe portanto um isolamento, senão econômico e político com poucas oportunidades do ser humano expressar o seu potencial. Os mais pobres recebem cupons para alimentos como açúcar, café, farinha, etc. No Brasil, também temos cupons em forma de cartão eletrônico. 

                                  Eritreia, um enigma. Não se consegue decifrar o país , O Estado da Eritreia em alguns dias de  visita com  as pessoas vigilantes em não falar ou revelar as coisas e ações  do governo , com medo de represálias. Percebe-se claramente um país sofrido, um povo sofrido, fechado para o mundo moderno, econômica e politicamente e com isto as pessoas , as novas gerações sofrem as consequências do ambiente muito desfavorável.

                                  Massawa, cidade portuária , no Mar Vermelho,  100 kilometros de Asmara . No passado “A pérola do mar vermelho”. Foi importante porto  para os Gregos E Egípcios . Os turcos estabeleceram controle no século dezesseis.  O auge foi no século dezenove. Atualmente, abandonado, porto fechado, containers vazios. Sendo a atração o mar, as praias, mergulho.  Uma cidade fantasma no porto. Prédios destruídos no conflito da libertação da Ethiopia. Mesquitas, bares, lojas de secos e molhados e um calor de 40 C. E por conta do calor, quase não se vê pessoas na rua. No caminho de Asmara, os vilarejos com animais nas ruas, cabras, burros, muçulmanos e cristãos convivendo na mesma comunidade, portanto uma mistura no modo de vestir pois os muçulmanos normalmente cobrem a cabeça com turbante e vestidos longos e os cristãos com roupas conhecidas no ocidente. 

                                 Uma viagem de um dia, para ver os Canyos em Metera   Qonde vilas se estabeleceram em platôs nos canyons , onde os cactus são o verde, e as alturas são enormes e cavernas com desenhos de animais e pessoas são os vestígios do passado. A época de chuvas aqui é somente em janeiro. Neste trajeto se vê bois com arados de madeira, pessoas com enxadas de cabo curto capinando as roças de milho, camelos carregando mantimentos, burros sendo usados como transporte de pessoas e materiais, terras secas sendo preparadas esperando o período de chuvas e em alguns  lugares água sendo bombeada para as plantações de poços. Igrejas Coptas   em cada vilarejo, de fácil reconhecimento pois no topo tem uma cruz com quatro quadrados. 

                                         No último  dia desta viagem, 29 de maio, em Keren, aconteceu o festival anual  religioso da Igreja Copta Santa Maria. Uma multidão de peregrinos, com tambores, roupas de festas, as mulheres a maioria de branco é com a cabeça coberta, faziam fila para entrar no santuário onde está a imagem de Nossa Senhora , Marian Da’arit, dentro de uma enorme árvore,  uma  Bao  Babs , que foi inaugurado em 1881cujo tronco tem um circunferência de 15 metros no mínimo e na parte interna, agora oca , com piso, onde está esta imagem. A fé, a devoção, os cantos e músicas , pessoas beijando a árvore, encostando a cabeça na árvore e rezando, pegando areia ao redor da árvore que é benzida para usar como material para curas, famílias inteiras fazendo seu piquenique, no chão, com toalhas coloridas. Impressionate o que a fé, uma idéia filosófica e de moral , que leva a salvação ou prosperidade  aqui e agora. Filas de mulheres  beijando a Santa para ser agraciado com uma gravidez. Simplesmente lindo, bonito, fervoroso, contagiante.

         Neste tipo de viagem, para estes países incomuns, sempre organizado através de uma agência especializada, compartilhei o quarto com um alemão de Nürenberg, Alemanha, Patrick Blos, que vê fez praticar meu alemão , meu idioma primeiro, aprendido com minha mãe e me  deu uma perceptiva e situação atual da Alemanha. 

            Concluo, que está visita de uma semana, neste país de visto difícil, com apelido de Coreia do Norte, porém com acesso a todas informações do mundo, além de de uma aventura , é uma quebra de conceitos sobre os países da África. O ambiente muda, a situação econômica, financeira, política, muda. As pessoas não,  são da mesma natureza dos  sul americanos, dos Norte americanos , dos europeus, com os mesmos objetivos . Crescer nos diversos quadrantes da vida, ter sucesso, ser feliz, formar família.

            Quando se viaja, o retorno  serve para colocar a vida em perspectiva é planejar o que fazer com o tempo que resta. “ A decisão mais importante de cada , é decidir o que fazer com o tempo que resta.”Gandalf , Senhor dos Anéis. 

    -Por quê tudo isto? Porque é mais tarde que você pensa.

            -E porque    tudo é uma questão de atitude.

fotos – no Drive. https://drive.google.com/open?id=0Bz9_qUt1B-ERMFllb2I2c0l4T1k

Vídeos- No YouTube sob o meu nome. 

HANS, Marcos 

Writer, Speaker, Administrator, Personal and Executive Coach ICI Integrated Coaching Institute.

Commercial  real estate  developer and  a  Happy World Traveller 

Past Grand Secretary of Foreign Affairs- Grand Lodge of Rio Grande do Sul – Brazil

Grand Representative near Grand Lodge of India.

Past Master,33,MRA,SEM,Kt.Pr., FRC,Shriner, Potentate 2018 Hikmat Temple, SRCF VII, TOM. 

See curriculum.  http://www.sejalider.com.br/?p=4243

Share