E o tempo voa.

E o tempo voa.

É impressionante como o tempo voa. Há pouco nos víamos preocupados com o Bug do Milênio, com as profecias para o ano 2000 e outras crendices e previsões. Existe uma teoria da Ressonância, afirmando que o dia passou a ter 16, ao invés de 24 horas e afirmamos que não se tem mais tempo, não sobra tempo para nada.

É tudo uma questão de prioridade. Ao afirmar que não se tem tempo para leitura é porque a leitura não é sua prioridade. Simples assim. Hoje temos mais tempo que no passado. A jornada de trabalho era de 12 horas ou mais. Atualmente é de 8 horas. Em alguns paises da Europa já se ensaia 35 horas por semana. A síndrome do final de semana quando se fica sem fazer nada e se faz coisas somente pra preencher o tempo. Temos mais tempo hoje que no passado. Os eletrodomésticos facilitaram tudo. A roupa era lavada a mão, no tanque ou na beira do riacho ou rio, como ainda é em alguns lugares. Mas hoje basta colocar na maquina e pronto. Idem para fazer comida. O mesmo nos escritório, nas fábricas, nas estradas. O carro, ônibus, trem, avião nos levam rapidamente ao lugar que queremos e, portanto temos mais tempo para o resto.

Uma evidência que temos mais tempo são a audiência enorme dos programas de auditório aos domingos e as novelas, sem mencionar os big brothers…

Mas não é o que acontece. Continuamos a afirmar que não temos tempo para nada. Diante disso, entende-se que é importantíssimo aproveitar bem o pouco tempo que às vezes, sobra-nos a fim de realizarmos as coisas para nós mesmos e para os outros em ações altruísticas. Precisamos estar participativos na resolução dos problemas da coletividade. Uma declaração de um humilde senhor, de pouco estudo, mas de extrema sabedoria, que muito faz refletir diz:

¨Se cada morador varresse sua calçada (não com mangueira e água) não sobraria tempo para reclamar da cidade suja. ¨

Em verdade, desperdiçamos o breve tempo, para criticar, lamentar e não para sermos parte da solução. Quando reclamamos do país, estado ou município, devemos lembrar que somos parte dele. Quando achamos que os políticos não são dignos de seus cargos, devemos lembrar que somos eleitores e temos o poder do voto. Isto se aplicada também à família, ao ambiente de trabalho, no circulo de amizades.

Finalizando. A lei de causas e efeitos se aplica a tudo e a todos. Precisa-se, mais do que nunca, ser parte da solução, para não fazermos parte do problema. O tempo urge. Mahatma Ghandi dizia: ¨ Seja você a transformação que você quer no mundo. ¨

Comece por você. Por quê? Porque tudo é uma questão de atitude.

Marcos Hans (revisado em Fevereiro de 2022)

ya-zasnyalread review

Sobre o Autor

M.Hans administrator

Tudo é uma questão de atitude. Everything is a matter of attitude.