Cyborg e Cíbrido

Cyborg e Cíbrido.
-A serie de TV O Homem de Seis milhões de Dólares, The Six Million Dolar Man, de 1973, cujo ator Lee Major interpreta Steve Austin, não e conhecido pelos jovens de hoje. Após um acidente ele foi recuperado com pernas , braços e olho biônico. Podia ver longe, fotografar. Um super homem porque tinha muitos recursos.


-Em apenas duas décadas , pois em 1996 a internet começou a se popularizar no Brasil e agora ja não somos mais somente humanos. Somos, quase todos, Cíbridos , junção das palavras cybernetic hybrid, ou seja CIBER ( digital) e HÍBRIDO (mistura). Já é raridade encontrar alguém sem um celular, sem um smartphone. É raro também encontrar uma residência sem WIFI. Restaurantes sem Wifi, para sermos Cíbridos ativos por mais tempo, já são recusados pelos clientes. O cardápio pode ser o melhor porém a internet pode ser relevante para a decisão.


– Positivo ou negativo. Ruim ou bom. Depende do uso e da adaptação de cada um, de cada empresa, de cada escola. O que se evidencia, principalmente entre os Cíbridos mais jovens e uma quase total dependência. Uma pergunta simples para um candidato a uma posição em uma empresa pode revelar isto. Quanto é 15% de 1500? Sem uma calculadora ou a calculadora do celular provavelmente não vai responder prontamente.


-E tudo isto vai nos fazer pensar menos ainda. Já somos pessoas de manchetes de jornais, de mensagens curtas no whatsup. De respostas prontas do Doctor Google. Recentemente enviei uma mensagem por email com um texto anexo para aprofundar um assunto. Quando avisei meus amigos que tinha enviado uma mensagem, logo replicaram, mas porque você não enviou um whats? Ninguém quer ler. Nos tornamos superficiais. Estamos ensinando nossas crianças a ler menos e usar menos o cérebro. Que resultado e efeito isto vai ter sobre a inteligência e a criatividade do ser humano, ainda não sabemos. Talvez não seja mais necessário, as máquinas vão fazer tudo ou quase tudo.


– Cheguei outro dia no meu escritório e o celular ficou em casa. Voltei imediatamente para buscar o aparelho. Eu estava leve demais. Já não me sentia Cibrido. E Agora o relógio sincronizado com o celular ja faz parte do pulso.


– Empresas ja oferecem cursos para o Detox Digital para o uso excessivo de tecnologias. para orientar as pessoas contra o uso excessivo das tecnologias. Celulares durante as refeições, no cinema, nas aulas e no trânsito, dirigindo, são alguns dos comportamentos dos viciados em tecnologia. A dependência digital não esta associado somente ao tempo dedicado ao uso, mas sim a perda de controle da vida real, trazendo prejuízos nos campos pessoal, profissional, familiar, afetivo ou social.


-Sem mencionar a telinha. Quantas horas de filmes , noticias, novelas você assiste? A resposta certamente são muitas horas. Em contrapartida quantas horas para leitura de um livro? Pessoas ordinárias tem TVs grandes. Pessoas extraordinárias tem bibliotecas grandes.


– Enquanto o mundo esta mudando tão rapidamente, não esqueça de ser feliz, de viver no presente, carpe diem, de saborear sua refeição sem o celular por perto, de conversar sem mexer no celular e dormir sem beeps de alerta e ficar um dia sem o celular.


– Seja um Cibrido ,um Cyborg consciente
Por que? Porque tudo e uma questão de atitude e a atitude neste caso de bom senso.

 

Marcos Hans

Writer, Speaker, Administrator, Personal and Executive Coach ICI Integrated Coaching Institute.
Commercial real estate developer and a Happy professional traveller.
Past Grand Secretary of Foreign Affairs,Past Master,33,MRA,SEM,Kt.Pr., FRC,Shriner, SRCF VII, TOM.
See curriculum. http://www.sejalider.com.br/?p=4243

.

Share