Curiosidades sobre a República de Cuba.

Curiosidades sobre a República de Cuba.

-Como tudo e todas as empresas, mesmo as pequenas, pertencem ao Estado, o Salário mínimo, como estamos acostumados a comparar, é de 230,00 Pesos Cubanos, que aproximadamente dá U$ 10.00. O Estado deveria fornecer tudo para a sobrevivência, porem não tem mais condições e ai cada um, cada família, com criatividade, no mercado negro, consegue comida e tudo o mais que necessitam para viver.

-Matar, por exemplo, uma vaca, boi, cavalo, que pertencem ao Estado, é um crime passível de prisão superior a oito anos. O que os campesinos fazem, é não registrar os terneiros e o matam quando estiver pronto e ai vendem a carne clandestinamente.

-Pescar lagosta ou outros peixes, existe uma cota. Depois tem impostos. O mercado negro de comida e a sobrevivência diária é parecida ao que se vê em filmes, quando um grupo de perde em uma ilha deserta.

-Jantei com um grupo de cubano, locais, que nunca saíram do país. Um era médico, especialista em medicina interna. Perguntei se poderia trabalhar em qualquer parte do mundo, considerando sua preparação. “Eu sei, mas os que estão se formando agora, não mais, pois nossa literatura e as técnicas modernas, não nos são mais disponíveis.” Portanto, o conhecimento está parcialmente congelado.

-Perguntei ao grupo de cinco, neste encontro, se alguém tinha um carro. “Não , é muito difícil senão quase impossível poupar.” Isto me leva ao pedir carona. Vi varias pessoas, na cidade, nas sinaleiras e entroncamentos, solicitando carona. Isto é normal aqui e também seguro. Por quê? Porque não há transporte publico suficiente. Nas rodovias, em baixo das pontes existe um funcionário estatal com macacão amarelo, responsável para organizar as caronas de longo alcance. Os carros de chapas azuis, do Estado, são obrigados a parar para acomodar a carona, ou podem ser reportados.

-Mais curiosidades. Viaje para Cuba. Você nunca vai encontrar um congestionamento, nem na hora do rush, porque simplesmente não tem carros para isto. Se isto é positivo ou não. Você julga. Tudo é uma questão de atitude.

 

Fotos-https://1drv.ms/f/s!AuwEJ-_opc9ziSEUO345akZJ0xuB

Share

Sobre o Autor

Avatar

M.Hans administrator

Tudo é uma questão de atitude. Everything is a matter of attitude.

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.