Coaching

Coaching

É ir de onde você está até onde você quer chegar.

 

Relacionamento interpessoal é ter a capacidade para energizar e extrair de cada encontro todo potencial de criar, melhorar e desenvolver pessoas. Este é um dos papéis do coach. É uma estratégia de longo prazo, para melhorar a qualidade, os serviços, as relações, o atingir de metas.

Relacionamento interpessoal é compreensível quando se pensa em gestão participativa, onde, cada pessoa é parte e dono do negócio institucional, usa sua capacidade de tomar decisões e implementá-las para que o negócio funcione.

Relacionamento interpessoal é um dos impulsionadores e medidores de sucesso em uma carreira corporativa, familiar, pessoal.

Relacionamento interpessoal vem sobrepujando a experiência técnica. Busca-se e criou-se espaço para o desenvolvimento e aprimoramento das habilidades comportamentais, tais como: flexibilidade, inteligência emocional, quociente de adversidade, criatividade, equilíbrio emocional, pro atividade, facilidade para relacionar-se, entusiasmo, persistência, entre outras. Nas basta ser apenas um excelente técnico (isto é tema de casa, condição sine qua non), mas também perceber e respeitar diferenças nas pessoas.

Baseado nisto, perguntem-se, como meus pares, amigos, familiares, colaboradores, líderes me percebem e avaliam? Pensou, anotou? A forma de agir influencia diretamente os relacionamentos. Se instaurarmos um clima positivo, respostas positivas. O contrário é idêntico.

Ao trabalharmos, por exemplo, mal humorado, seja qual a razão íntima desde mau humor, perdemos o foco da cooperação e integração do grupo, dificultando a comunicação, motivação.

Psicólogos, filósofos, estudiosos da área e eu mesmo afirmamos que se passa muito tempo do tempo de cada um, consertando situações conflituosas criadas por inabilidade de relacionamento.

Não se pode mais afirmar, como se fazia, “os problemas pessoas ficam atrás da porta, aqui somos profissionais”, isto não existe. É a mesma pessoa envolvida. Mesmo de férias vai levar tudo junto com ela.

Portanto, conheça-se a si mesmo, como diz no templo de Apolo em Delfos na antiga Grécia.

Qual seu plano de ação para ter um relacionamento interpessoal melhor? Você responde. Eis algumas dicas, do livro de Ouro de Dale Carnegie.

• Não critique, não condene, não se queixe.

• Aprecie honesta e sinceramente. Elogie.

• Torne-se verdadeiramente interessado na outra pessoa.

• Sorria.

• Chame todos por seu nome

• Seja um bom ouvinte, ou melhor, um muito bom ouvinte.

• A única maneira de ganhar uma discussão é evitando-a.

• Respeite a opinião dos outros.

• Se você está enganado, admita rapidamente.

• Lance, com tato, um desafio.

• Fale sobre seus erros antes de criticar os das outras pessoas.

 

Finalizando. Dê feed back direto e objetivo com diplomacia. Seja humilde.

Tudo é uma questão de atitude.

Marcos Hans (revisado em Fevereiro de 2022)

линкdutch translation

Sobre o Autor

M.Hans administrator

Tudo é uma questão de atitude. Everything is a matter of attitude.