Bosnia Herzegovina – Sarajevo April 2019

                                  Bosnia Herzegovina – Sarajevo April 2019

                       Bosnia I Herzegovina, da ex Iugoslávia, início da dissolução foi   em 1992, hoje com 3,5 milhões de habitantes. Principal cidade e capital, Sarajevo com população de 280 mil habitantes. É uma cidade com maioria Muçulmana. Os cristãos ortodoxos e cristão católicos e judeus são a minoria. Em 1984  os Jogos Olímpicos de Inverno foram sediados por Sarajevo. Oito anos depois a Servia quis parte do país e uma guerra sangrenta se iniciou. Conhecida como Jerusalém da Europa, porque as religiões convivem em paz entre si. São 127 mesquitas, 25 Igrejas entre católicas e ortodoxas e 5 sinagogas no Kanton Saravejo. São duas regiões, Bosnia ao Norte com 75% do território e Herzegovina ao sul.

                        O Império Otomano ficou aqui por mais de 400 anos, depois o Império Austríaco. Foi aqui que o herdeiro do Império   Austríaco Húngaro , Franz Ferdinand e sua Esposa Sofia foram  assassinados , o que  impulsionou o início da primeira  guerra. Depois o comunismo com a formação da RFS República Federal Socialista cujo líder principal era o Tito. Com a independência das repúblicas os conflitos iniciaram e o da Bósnia Herzegovina , que durou de abril de 1992 até novembro de 1995. Sarajevo foi sitiada por 1425. Um túnel sob o aeroporto foi construído para trazer comidas e armas. O genocídio de  Srebrenica, quando 8372  muçulmanos  foram mortos em poucos dias , já no quarto ano da guerra e uma bomba em agosto de 1995 no centro de Sarajevo, foi a gota da água para o então Presidente dos Estados Unidos Bill Clinton, autorizou bombardear lá forças da Serbia e um tratado de paz foi assinado, nos USA em novembro de 1995, o Tratado de Dayton. Registro que o Genocídio em Rwanda foi 1994. 

                      – O museu sobre Srebrenica relata com fotos e filmes o horror do massacre de 8372 muçulmanos em apenas três dias, iniciando em 11.01.1995. Registra-se que a cidade de Srebrenica foi declarada pela ONU como zona segura, soldados Holandeses da força da paz tinham sua base aqui e assim mesmo os Servios , sabendo que ali estavam reunidos muitos milhares de refugiados, tomaram a cidade, separam os homens acima de 18 até 70, os mataram e deportaram os resto. Tudo aconteceu em o Presidente Milosevic estava no comando. Ele morreu durante o julgamento em Haia na Holanda, Outros generais e oficias também foram julgados em Haia e atualmente cumprem sentença. Os executantes, soldados e civis, não foram levados a julgamento pelo silêncio das pessoas.

                             – Foram cerca 500.000 mísseis neste período  , em média 3299 por dia , em um  único dia, dia 22/07/1993  foram 3777 e  por isto a cidade está cheia de rosas vermelhas pinturas no chão marcado os as bombas explodiam e ali foram desenhadas espaços na cor vermelha, cor do sangue e o desenho se parece com uma rosa aberta. A propósito, quem vendeu todos os mísseis?

                         -Este conflito e os das outras repúblicas, enfraqueceu economicamente todas e atualmente existem seis repúblicas frágeis e pobres. Sobre BiH, abreviatura do nome do País, em Saravejo vi um turismo pujante. A cidade velha lotada de turistas entre os restaurantes e lojas. Na cidade nova, edifícios modernos, shopping certers de excelência, transporte com Trams barato, O desemprego continua alto, cerca de 40%. Convite feito pela UE europeia para a Serbia, Croatia e BiH, não foi aceito pelos dois primeiros , o obrigaria um progresso mais acelerado. 

                          – O sistema de governo é o mais estranho dominantes. São três presidentes , um de cada grupo étnico , Croatas, Bosnians e Servios, que se revezam a cada seis meses, porém precisam estar de acordo nas decisões, o que muitas vezes não acontece. Nas reuniões da ONU, ou internacionais, vai quem está na sua vez. São 14 zonas governamentais, cerca de 140 ministros, além dos deputados e prefeitos.

                          – O famoso Livro Haggadah , manuscrito que conta a história da passagem, da Páscoa, que surgiu na Barcelona em 1350 está aqui no museu Nacional da BiH. Seu valor é investigado, porém foi pago um seguro de 7 milhões de Euros para transportá-lo para uma exibição. Duas vezes por semana pode ser visto  aqui no museu em Sarajevo. Este manuscrito foi salvo diversas vezes das mãos de inimigos. A mais interessante relata que os soldados de Hitler, a procura do mesmo, chegando ao local foram informados pelo responsável, um muçulmano, que outros soldados já o teria levado horas antes. Ele o tinha escondido. 

                       – Na Mesquita Gazi Husrev Begs, construída em 1530, atualmente bem conservada e em funcionada, tem em seu pátio, na torre, um  relógio que mostradas horas conforme o calendário lunar, ou seja, mostra as horas do início fim do dia, conforme o amanhecer e anoitecer e cada 14 dias necessidade ser atualizado confirme o momento planetário. O calendário Gregoriano que a maioria usa, alterou este hábito. Também aqui o banheiro público  de 1530 , época construção da mesquita. É o único da cidade antiga onde não se paga para usar. 

                           – Em virtude dos Massacres dos Judeus, aqui está o segundo maior cemitério de Judeus do Mundo. O primeiro está em Praga.

                      -Sobre culinária. Está entre as dez melhores receitas e pratos preferidos em uma lista mundial,em terceiro lugar, na frente do sushi, Cevapcici. Um prato com pão, carne moída em forma de salsicha e cebola. Muito gostoso.

                             -Sobre o hábito de fumar e tomar café. Em todo leste Europeu se fuma muito e se toma muito café. É permitido fumar em ambientes fechados. Aqui em Sarajevo é muito evidente. Inclusive se pode pedir o café, que vem cim água, um docinho, um cigarro é um acendedor. Pacote completo.

                                  – Muita história, muitos prédios históricos, pois a arquitetura ainda preservada os Otomanos, Austríacos e Comunistas estão lado a lado, cidade vibrante por causa dos turistas e jovens locais ainda se recuperando, esquecendo a guerra e de fácil acesso às outras capitais da Europa. Aliás, aqui na Europa é tudo perto. Estou indo daqui para Pristina, capital do Kosovo em um ônibus a noite em viagem de 10 hora 

                          – Na estação de Ônibus internacional em Sarajevo, Autobuska Stanica, várias placas com os seguintes dizeres: “Viajar ensina tolerância. A viagem é o que importa  e não a chegada. A viagem é melhor medida pelas amizades e não pelas milhas. O mundo é um livro e aqueles que não viajam leem somente uma página.”  

                             – É por isto e outras coisas e frases que reafirmo: Tudo é uma questão de atitude. 

Fotos-https://drive.google.com/drive/folders/1-m4i74zkeMonKEr89tjqJIhLa1y3a5BF

Marcos HANS 

Writer, Speaker, Administrator, Personal and Executive Coach ICI Integrated Coaching Institute.

Commercial  real estate  developer and  a  Happy World Traveller 

Past Grand Secretary of Foreign Affairs- Grand Lodge of Rio Grande do Sul – Brazil

Grand Representative near Grand Lodge of India.

Past Master,33,MRA,SEM,Kt.Pr., FRC,Shriner, SRCF VII, TOM. 

See curriculum.  http://www.sejalider.com.br/?p=4243

Share