Asunción -Paraguay CMI abril 2017

IMG_0028IMG_0147Asunción -Paraguay CMI abril 2017.
-Nos dias 19 a 22 de abril em Asuncion, Paraguay foi comemorado o aniversario de 70 anos da Confederação Maçônica Interamericana CMI com uma Assembleia Extraordinária. A Grande Loja Simbólica do Paraguay , anfitriã, na ocasião inaugurou e consagrou seu novo Templo. Presentes delações de mais 62 Grandes Lojas, a destacar a mais novel das Grandes Lojas , de Lichtenstein , da Romênia, dos USA a GL de Washington D.C e New York , as Grandes Lojas e Orientes que compõem a CMI é obviamente a Grande Loja do Rio Grande do Sul.
-No atualidade a fraternidade maçônica , esta tentando resgatar os valores iniciais de
Moral e ética , a prática da fraternidade e amizade entre as seus afiliados, através dos grupos de Grandes Lojas e Grandes Orientes, tão disputadas e afastadas, inclusive de intervisitar-se, por procura de poder temporal de seus dirigentes, esquecendo o que os mantém, os obreiros destas lojas.
– Sempre é hora e momento para recomeçar e aproveitar o momento de um aniversário para estabelecer novos objetivos ou resgatar os propostos em sua fundação. Assim também o é na vida de cada um . No aniversário, no ano novo, se renovam as promessas, os objetivos para o futuro.
– A minha percepção é que a confederação interamericana assim como a confederação nacional das grandes Lojas e dos Grandes Orientes, continuam atuando de forma institucional e política sem que as ações , decisões se reflitam para as lojas , para os filiados , além do custo que isto gera para sua manutenção. Vim para observar mais uma vez e infelizmente conclui o que já sabia e também facilmente se observar que muitas “caras” são as mesmas, repetidas e perpetuados temporariamente nos cargos.

– O secretário exaustivo Ir Rudy Levi em sua palestra  “o  estado da  CMI”,  norteou as ações da confederação para um rumo para atingir as bases voltando a dar ênfase a docência, fortalecer as paramaconicas, defender a liberdade e os direitos humanos.

-A palestra proferida pelo Secretário do OEA Organização do Estados Americanos , Luís Almagro que falou sobre Os valores da Liberdade na América Latina foi um dos pontos altos, destacou o rompimento dos valores democráticos e de liberdade individual na Venezuela.

– E sobre o Paraguay – 7 milhões de habitantes sendo 1,2m na capital Asunción. O centro histórico ou centro Velho onde está a casa legislativa , antiga e nova, o senado que recentemente foi alvo de quebradeira e fogo por causa da proposição de alterar a constituição para que o presidente possa disputar reeleição, contém em seus complexo de prédios o início das história dos Jesuítas que chegaram aqui em 1598 e expulsos em 1787. O atual Senado e casa legislativa foram construídas ao redor é interligado com o prédio que os jesuítas construíram.
-Independente da Espanha desde 1811. O território atual do país, menor do era, resultado da última guerra, a guerra do Paraguay, quando Uruguai, Argentina e Brasil invadiram o país, e o resultado para o Brasil foi o ganho de parte do território que hoje é Mato Gross Argentina também aumentou o seu território, ou seja perdeu cerca de 140.000 km2 de território e o pior foi a perda de cerca de 60% da população pela guerra e por doenças.
– Na sequência , no século XX , o regime ditatorial e autoritário de Alfredo Strossner , por cerca de 33 anos, marcou a história negativamente deste país.
– É fácil perceber a característica das pessoas pois sua origem mestiça e indígena, são pessoas de baixa estatura em relações aos caucasianos, face arredondada e a maioria de cor morena. Em vários prédios , na centro Velho , enormes pinturas com motivos Indígenas Guarani, enfeitam a cidade é constantemente lembram a origem do povo pois os índios guaranis viveram aqui milênios antes que os espanhóis chegaram .O segundo idioma é o Guarani.
-O hábito de tomar tererê, ou chimarrão frio , está nas ruas. Bancas onde se prepara os chás, batidos em um recipiente de pedra é adicionado água está pronto para ser tomado com a cuia e bomba.
– Paraguai , país vizinho que faz parte da nossa história.
– Não se acomode em sua rotina, viaje , sonhe colorido e disfrute mais da vida.
-Por quê? Porque tudo é uma questão de atitude.

Fotos –https://drive.google.com/open?id=0Bz9_qUt1B-ERLXA3U1pjN2dLLUE

Marcos Hans
Traveller
www.sejalider.com.br

Share