Antartica Expedition December 2018

Antartica Expedition December 2018

                     Antártida– Antártica  – December 2018

                     Buenos Aires- Ushuaïa- Peninsula Antártida 

                      -Barrientos , Cierva Cove & Mikkelsen Harbor, Lemaire & Charcort & Peterman, Paradise & Port Lockoy e Drake Passage .

                  – E a aventura Antartica ou Antártida começa pela Cidade Autônoma de Buenos Aires( CABA) . Até 1996 o prefeito era indicado pelo presidente da república e a partir deste ano eleições democráticas escolhem o prefeito. Sao 14 milhões de habitantes sendo a cidade mais visita do América do Sul e a segunda da América  Latina, depois de Mexico City.

                   Os shows de Tango são uma das atrações turísticas. O tango começou nas regiões humildes e se transformou em folclore  nacional. A casa de shows Tango Porteno , a poucas quadras do Obelisco, apresenta um show diversificado, atual e dramático. O jantar com opção para a carne Argentina é uma degustação da culinária local.  A arquitetura Européia ainda paira sob a cidade e  é bem conservada porém os novos edifícios residências que já são velhos precisam  reformas e pintura.    

                      – Em um vôo Charter de quase quatro horas se chega a Ushuaïa, a cidade mais ao sul do planeta, a terra do fim do mundo, a terra do fogo. Fundada em  1884 , Ushuaïa na divisa com o Chile, no canal de Beagle. Ushuaia, o fim do mundo, o Início  de tudo. Um porto e uma ponto turístico importante da Argentina. Aqui chegam os grandes navios de Cruzeiros e daqui partem os navios expedições para a Peninsula Antártica. São 1000 quilômetros ao sul , até as ilhas Shetlands. O Parque Nacional Tierra del Fuego, onde está a Unidad Postal Del Fin Del Mundo, do correio Argentino é ponto para carimbar o passaporte e enviar postais para o resto do mundo. No Centro da cidade , com população de 60 mil, eram 4000 em 1980, estão os dizeres: “As Malvinas são e serão Argentinas. “ “Ushuaïa capital das Malvinas.” Alusivo a disputa por ora perdida com o Reino Unido. Também no parque nacional, finalizado a Ruta n*3 que inicia em Buenos Aires, ou seja 3079 km. Esta rota faz  parte da Rota Panamericana, que vai até o Alaska.

                       – Antarctica, Antártida , Peninsula Antartica , localizado a partir do paralelo 61* , são 14.000.000 de km2 de terras cobertas quase na totalidade por gelo    permanente. No verão alguns km2 se mostram. Aves, leões  marinhos, Pinguins de diversas especiais são os principais habitantes, além das Baleias, desde a maior, a Baleia azul.  Não é um país, e sim um continente, o sétimo continente e  é regido por um tratado entre 60 nações, iniciado com 12 nações em 1958 no IGY, International Geophysical   Year.  Atualmente são 30  bases instaladas. O Brasil é signatário do tratado. No passado remoto clima tropical, com a movimentação das placas tectônicas, o fechamento do canal do Panamá e abertura do Estreito de Drake provocou a mudança de direção das correntes marítimas, isolando a atual Antartica. 

                          – Desde Sir Francis Drake em 1580 que fez a primeira navegação pelo passagem que leva seu nome, estreito de Drake,  até James Cook que quase chegou à Antártica em 1773 até William Smith que em 1820 chegou até as primeiras ilhas que compõem a Peninsula. 

                          – Nas ilhas Sheterland foi a primeira parada onde muitas  colônias de pinguins  , a maioria da espécie Gentoo tem os ninhos sobre as pedras. Também Chinstrap Pinguin e Adelie. Eles tem aproximadamente três meses para reproduzir , criar seus filhotes e aí os pais voltam ao mar, deixando os filhotes que permanecem mais algumas   semanas antes de ir ao mar. O casal se reveza no cuidados dos ovos. Aves pregadores sempre à espreita. Presenciei uma ave em vôo rasante , assustar o casal e no retorno pegar um ovo. Existem 19 tipos de pinguins no mundo.                          

                        – Icebergs são produzidos constantemente pelos rios de Gelo que estão sempre em movimento alimentados pela neve e estes em constante movimento, se deslocam ao redor da Península , se afastam e desaparecem nas águas mais quentes. Noventa por cento (90%) da água potável do mundo está na Antartica. Projeto para levar icebergs para a África do Sul já foi cogitado.

                        – Quando perguntado por amigos porque eu iria a Antartica , sempre respondia que era para conferir se Al Gore está certo. A mesma pergunta fiz aos palestrantes no navio : as pesquisas científicas mostram que nos últimos cinquenta anos a temperatura aumentou entre 2 a 5 graus Celsius na Peninsula  e que definitivamente a  ação do homem teve e continua tendo impacto. razões políticas e econômicas e negociais detém nações de agir prontamente o que em algum ponto será superado e ações proferidas pelo Acordo de Paris serão implementaras. 

                       – O navio  Endeavour, com  120 tripulantes  de 18 nacionalidades e 206  passageiros. Portanto um navio pequeno. Uma navio expedição, sem roteiro fixo pois o clima comando a rota. Palestras sobre pássaros, baleias, icebergs , clima, por professores e estudiosos tornaram instrutiva a expedição.      

                                     – E por ser um navio pequeno com poucos passageiros , o torna mais aconchegante , a tripulação interage com os passageiros  , os passageiros interagem entre si e  um clima de proximidade se constrói de imediato,portanto uma experiência singular, 

                         – Algumas frases, dos exploradores do passado  que vieram para  desvendar e descobrir esta parte do mundo cujos sacrifícios, persistência  são inspiração atual:

  • Sempre veja os seus objetivos e não os obstáculos.
  • Devagar, devagar se alcança os objetivos. Roald Amundsen 
  • Eu acharei um caminho ou farei o meu caminho.
  • Ou simplesmente : Pela diversão, pelo prazer.

                   -Nas ilhas Cierva & Mikkelsen , em um passeio com barco , icebergs, um mar de gelo, focas, pinguins na água, neve, mar calmo, revolto instantes depois, muito frio, água gelada. Mesmo com roupas a prova de água, o frio penetra. E literalmente o tempo mudou e fomos forçados a retornar ao navio. Começou a ventar , nevar e foram canceladas as atividades fora do barco naquele dia pois nevou durante mais de dez horas. 

                   – Roald Amundsen  em sua extraordinária expedição chegou ao Polo Sul,( 90*)no centro do   Antartica em  13 de dezembro de 1911. Portanto 107 anos atrás, estes homens com navios de madeira , cachorros e precários instrumentos chegaram aqui. E no Polo Norte dois anos antes, em 1909 , a expedição de Roberto Peary alcançou o ponto mais ao norte. As terras congeladas conquistadas pelo homem no início do século passado.  

                          – O Lemaire Channel ou Canal Lemaire onde as montanhas majestosas,  cobertas de gelo estão ali do lado do navio. Vistas além da expectativa. A Antartica toda é assim, diferente do turismo convencional. É o lugar mais lindo, espetacular para tirar fotos pela proximidade das montanhas, glaciais , icebergs refletindo o azul  é muito gelo.E o Port Charcot, ou Porto de Charcot, nome dado em homenagem ao seu Pai, pois  Jean Baptiste Charcot veio para cá em 1909 e passou um inverno aqui e voltou para Europa com seu navio. Ali nas montanhas tem os resquícios de sua expedição, uma cruz e uma marca com pedras. Também neste porto , que é de pedras naturais está um refúgio mantido pela Argentina. Habitada por leões marinhos e milhares de pinguins. Porto Charcot está na paralelo 65,1. As ilhas Pettermann são outro paraíso para os pinguins , leões marinhos, aves. 

          – Literalmente, colocar o pé  da Peninsula Antartica acontece em Port Lockray .Funcionou com Base do Reino Unido ente 1944 a 1962, portanto durante a segunda guerra mundial.Atualmente consta de um museu sobre a base é um posto de correio, Penguin Post Office, onde os turistas enviam cartões postais, que passam lê-las Ilhas Falkland, depois Inglaterra e aí distribuídos só mundo. Tem uma loja de souvenir da Artactica. O capitalismo está aqui. A base é rodeada de ninhos dos Penguins Gentoo que na verão vem para reproduzir. 

Funciona sob os auspícios da Tratado Antártico como um local histórico e antiga estação  britânica de pesquisas.

                  – No retorno, na travessia do Estreito de Drake, a emoção foi forte, mar muito agitado, navio balançando muito. Cena do filme do Charles Chaplin. Enjoo de mar em muitos passageiros. Jeitos passageiros. Salao de café e almoço praticamente vazio. a médica do navio distribuindo pílulas anti enjoo. Pratos, bandejas, copos, cadeiras, livros , roupas, dançando conforme as ondas. Andar somente com exercício de equilíbrio e se segurando nos corrimões. As cadeiras no restaurante estavam todas com correntes presas ao chão com um limite para acomodação.  Um trailer de como os exploradores do início da exploração da Antartica tiveram que passar em barcos pequenos e sem a tecnologia atual. Faz parte da aventura para descobrir o Sétimo Continente,                                

           – Em uma frase a minha descrição deste território desafiante, incrível, diferente, de outro mundo. “ É como estar em outro planeta , no nosso planeta.” A propósito, Ártic se refere ao norte e o oposto , anti, ou Antártica , se refere ao sul. 

            – Porque fui atraído para cá, porque sou atraído por viajar pelo mundo? Porque quando se viaja, se percebe como a vida é mais simples  ,valiosa, preciosa. Se percebe que não precisar  lidar com as picuinhas  da vida muda o comportamento para realmente dar atenção o que importante na vida

         -Por quê viajar ? Porque conhecer o mundo? Porque sair da zona cômoda ? Porque conhecer a Antártica? Porque é mais tarde que você pensa. E Porque tudo é uma questão de Atitude.

          – Bem, agora que fui conquistar o território gelado,  não é mais Antártica e Hansartica. 

Fotos – https://drive.google.com/drive/folders/1AMi3Zqvz6zVd4EQTJMQGKEzLz3hV2v1W

Vídeos – no canal You túnel sob meu nome .https://youtu.be/NN5e0S4KYDQ

Marcos HANS,  

Writer, Speaker, Administrator, Personal and Executive Coach ICI Integrated Coaching Institute.

Commercial  real estate  developer and  a  Happy World Traveller 

Past Grand Secretary of Foreign Affairs- Grand Lodge of Rio Grande do Sul – Brazil

Grand Representative near Grand Lodge of India.

Past Master,33,MRA,SEM,Kt.Pr., FRC,Shriner, SRCF VII, TOM. 

See curriculum.  http://www.sejalider.com.br/?p=4243

Share

Sobre o Autor

M.Hans administrator

Tudo é uma questão de atitude. Everything is a matter of attitude.