Alexandria – Egito

Alexandria – Egito

Alexandria – Egito

É a segunda maior cidade do Egito.Conhecida como pérola do Mediterrâneo , Fundada por Alexandre, o Grande em 331 BC, se tornou capital grego romana. O legendário farol  foi considera uma das sete maravilhas do mundo. cidade de Cleópatra e Marco Antônio, também era o centro do conhecimento por sua enorme biblioteca e mestres. Quando Napoleão chegou aqui, encontrou somente uma vila de pescadores.

O que provocou a decadência?  Atualmente, o moderno Porto , por onde passa quase tudo o que entra no país, revitalizou a cidade, praias tornaram a cidade mundialmente conhecida e construção  da biblioteca de Alexandria, remete ao passado do conhecimento perdido que o homem tanto procura.

A nova biblioteca é impressionante, Visitei ela no  22/10/2011 , domingo . Mas impressionante mesmo. Pela estrutura física, de logística e de conteúdo. A biblioteca tem apenas 9 anos, portanto foi no período do deposto presidente Mubarack. A primeira dama foi a presidente do board of directors. A biblioteca responde diretamente ao presidente . Neste período de transição responde e é comandada pela junta militar até eleição no novo presidente.

A biblioteca nâo é só uma biblioteca. É um depositário de culturas do passado e contemporânea , com exposições permanentes e temporárias  de arte, de historia . São 2000 lugares para leitura e pesquisa ao mesmo tempo, com acesso a internet. Todo acervo esta on line em www.bibalex.org . Depositária desde 1994 das Nações Unidas. Livros podem   ser solicitados e impressos na mais moderna impressora. Um livro de 500 páginas, com capa leva não mais de cinco minutos.

A missão da BA Biblioyheca Alexandrina é prover ao público de forma irrestrita acesso a informaçôes publicadas por organizações internacionais e governamentais. Neste item, a democracia já está no Egito, na política está perto de acontecer , com mais um tentativa de democracia após o assassinato de Sadat, e os 30 anos de Mubarak.

Um Planetário em forma de globo exige filmes em 180 graus sobre pesquisas. O complexo está localizado a beira do mar e a estátua  do faraó fundador, achada em 1995 após 2000 anos sob a água do mar, impressiona na entrada do complexo. Quem diria que os faraós fariam tanto sucesso no século XXI.

Egito, país Islâmico na constituição ,porém um grupo minoritário, Os COPTAS, religião funda por Marcos, quando foi ao Egito. Atualmente, o líder é o Patriarca Shenoida III,líder da Igreja com sede em Alexandria. Conflitos religiosos milenares existem entre os dois grupos. Entenda isto.

Cheguei aqui de navio, fui embora de navio, me senti um verdadeiro explorador. Emocionei-me ao ver, ouvir e sentir o que está sendo feito pra preservar e dissiminar o conhecimento acumulado. OUÇA QUEM TEM OUVIDOS.

Por quê?  Porque tudo é uma questão de atitude

Marcos Hans

Viagem a Turquia, Chipre, Israel, Egito out 2011

 

Ticket para a Biblioteca

Na frente do Predio

 

vista interna

 

Usando WiFi da Biblioteca

 

Busto de Alexandre o Grande, fundador de AlexandriaVista Externa geral do Predio

 

Vista Externa geral do Predio

Um painel nas cercanias da Biblioteca

 

 

No porto de Alexandria

 

 

 

http://drivemir.ru/esli-ostanovil-inspektor-dps машины за 300000 рублей

english russian translation audio

Share

Sobre o Autor

Avatar

M.Hans administrator

Tudo é uma questão de atitude. Everything is a matter of attitude.

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.