Administrar é conseguir resultado através de pessoas

Administrar é conseguir resultado através de pessoas

Ouvimos muito falar que para ter sucesso profissionalmente, saber e entender de informática e saber falar inglês era fundamental. E isto que se fez, fomos para as escolas de informática e aulas de inglês. Todos queriam poder dizer – I Understand – ou – I Don’t Know -.

 

Pois bem. A Microsoft simplificou a informática e cada vez está mais fácil usar esta tecnologia. Os colégios começaram a ensinar inglês cada vez mais cedo. Os cursos particulares se proliferaram e falar inglês, pelo menos um pouco, está ao alcance.

 

Para se ter sucesso isto certamente ajuda e é importante. Mas não se falava que o mais importante era e é entender de gente. Administrar é conseguir resultado através de pessoas. Gerenciar é:

1. O gerente deve ser de pessoas e não de coisas. A equipe espera um líder. Este líder precisa conhecer seus liderados, sua história profissional, expectativas, situação de remuneração e desempenho anteriores e principalmente seus objetivos, sua visão. Onde vai querer estar daqui a dez anos.

2. O líder precisa ouvir mais e falar menos. Os gerentes normalmente querem colocar suas idéias com clareza e vigor. Calma. Ouça as pessoas que trabalham com você, anote, tome pé da situação.

3. Tenha tempo para seus liderados.Deixe a porta de seu escritório, se você tiver um, sempre aberta. Tenha tempo para ouvir. Afinal o gerente deve saber delegar (isto é tema de casa) e ter tempo para ouvir e com estas informações conduzir o rumo dos negócios.

4. Gerenciar é ter plordicoco. Parece nome de Sobremesa. PLORDICOCO. Ou seja:

Planejar, organizar, dirigir, coordenar e controlar. Começa com planejar. Visão do futuro. Alguém precisa olhar para um horizonte mais amplo. Subir na árvore da floresta e verificar a situação.

Estavam todos cortando as árvores da floresta. O capataz dando instruções para o mais rápido terminar a tarefa. Chega o gerente. Sobre na árvore mais alta e conclui: Estamos na floresta errada. Era a outra. O capataz diz, já que estamos aqui, vamos derrubar esta também. Alguém precisa planejar e ter a visão clara.

5. Gerenciar conflitos. São inevitáveis. Invejas, vaidades fazem parte do ser humano. A função de bombeiro precisa estar com o gerente. Ou seja, sempre tire lenha da fogueira, nunca coloque mais lenha.

 

E finalmente, saiba como e de que forma você e os seus são medidos e fique de olho nos medidores. Não se esqueça de que sua missão tem dois componentes igualmente importantes: A gerência de tarefas e a gestão de pessoas.

Porque?

Porque tudo é uma questão de atitude.

Marcos Hans ( revisado fevereiro 2022)

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Sobre o Autor

M.Hans administrator

Tudo é uma questão de atitude. Everything is a matter of attitude.