A felicidade é um lugar.

A felicidade é um lugar.

Butão é um pequeno reinado budista. Ao norte está o Tibet e nos resto faz fronteira com a India. Junto com o Nepal, tem a maior cadeia de montanhas . É considerado ser a última Shangri Lá  pois é um dos poucos cantos intactos do planeta.

Buda em construcao no Buthan..

Estive aqui em junho/2012 e o turismo aqui funciona regulado pelo governo Real, ou seja um valor fixo por pessoa por dia com tudo incluído, pago antecipadamente. O responsável pela agência, no primeiro dia veio ao hotel, junto comissão esposa, com vestimentas típicas para jantar e conversar sobre o Buthan, sobre Budismo a principal religião. A óctupla Budista, ao ser indagado por mim, replicou ser o abc, as primeiras coisas que aprendem.

O governo usa o GNH Gross National  Happiness , ou seja Felicidade Interna Bruta FIB, ao invés do PIB. Saúde e escola está incluído para quem nasce e vive aqui. O inglês é o idioma nas escolas. Perguntei se não era falácia ou propaganda para atrair turistas. Não porque é permitido a todos terem acesso ao necessário para viver , em comunidades ainda pequenas, onde quase todos se conhecem.

O que é felicidade? Posso ser mais feliz ainda? Cada um certamente tem uma definição baseado em sua condição física, cultural, financeira, religiosa. A busca da felicidade e felicidade, no final é o único objetivo de cada ser humano.

A felicidade é um lugar, e este lugar é o Butão. Impulsionado pela ansiedade sagrada, vim conferir o conceito e a maneira como as pessoas vivem e conduzem suas vidas, negócios e tentar perceber por quanto tempo este escudo vai resistir contra a globalização, o consumismo ou se daqui pode haver um movimento para influenciar outras nações e povos ,indivíduos a viver uma vida mais equilibrada, pelo caminho do meio.
O monastério Taktsang, que significa ninho de tigre , ícone turístico do pais, encrostado na montanha, impressiona pela arquitetura, pela localização e pela harmonia do conjunto,pela altura e pelo sacrifício necessário para chegar aos seus portais.Sao necessários cinco horas para subir e voltar caminhando. Ao chegar perto do templo, são 800 degraus, subindo e descendo. A vista é dos Deuses, bonita. Aflora a espiritualidade do buscador. Tudo aqui a respeito do Budismo. Um enorme Buda está sendo construído em uma Montanha ao estilo do Cristo Redentor, doado pelos Chineses.

E nesta viagem visitei vários templos budistas, vi cerimônias em ação, escutei estórias religiosas que se parecem com as que foram contadas a mim, sobre o cristianismo. Na Grécia e Ilha de Chipre escutei estórias também idênticas as nossas. As religiões que o homem criou dividem estórias onde os atores e cenários são diferentes com a mesma lição de moral e ética.

Afinal tudo é uma questão de atitude.
Marcos Hans
Thimpu-Buthan. June/2012
www.sejalider.com.br

link album tour Asia

http://sdrv.ms/OPVaCBAbu Dhabi top escorttranslation to hebrew

Share

Sobre o Autor

Avatar

ez Comunicação administrator

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.