Republic of Maldives – Malé-Paradise Island Resort July 2021(138)

Republic of Maldives – Malé-Paradise Island Resort July 2021(138)

-fotos-https://drive.google.com/drive/folders/10jk1K3TfbZdV9rDj3iswClc4ShKDrSY9

-video-https://youtu.be/0g2LD5SXCcM              
-video-https://youtu.be/Wj0uzXnsZzk

Maldives -Republic of Maldives- uma república Muçulmana-está localizado no norte do oceano Índico, perto do Sri Lanka e da Índia. Composto por 1190 pequenas ilhas corais, agrupado em 26 atóis. A capital, Malé, é a maior cidade com 300.000 habitantes e no país são  530.000 habitantes. Foi povoada por Budistas , após o Islamismo foi introduzido no século 12. Ocupado pelos Portuguese no século 15, administrada através da Colônia em Goa na Índia   e em 1887 pelos Europeus . Em 1887 se tornou um prectorado Britânico e sua independência declarada  em 1965, no dia 26 de julho  como um Sultanato Islâmico . Três anos após, adotou uma nova constituição como república. 

                -O idioma é Dhivehi, com raizes no Sânscrito . O inglês é largamente falado. Em 2004 um Tsunami,  em 26 de dezembro , 33 ilhas foram significativamente destruídas e outras catorze totalmente devastadas. Morreram 82  pessoas. 

                          – Hulhumale, Uma ilha artificial vizinho a capital, ligado por uma ponte construída pelos Chineses, está sendo construída bombeando  areia do mar, com o objetivo de manter a ilha agora e no futuro. Uma cidade nova , parte pronta e outro com muitos edifícios em fase de alçamento.                                

Malé, a menor capital de um país ilha, aproximadamente 4 km2 é limpa, ruas estreitas, onde tem motonetas e motos estacionadas e ainda passa um carro pequeno. Em outras só passa o carro pequeno. Nas rodovias mais motos que carros circulando. A Mesquita Hukuru Miskly, ou The Male Friday Mosque de 1658 continua conservada , com arquitetura Maldiviana, com um cemitério em seu pátio, onde está  sepultado   Muhammad Shamsuddaan III , Sultao das Maldivas ( 1879-1945) entre outros políticos da história nacional. Bandeiras do País, estavam por todas as ruas pois o dia da independência foi dia 26 de julho. Praias  artificiais  para uso da população. Escola e atendimento médico é fornecido pelo governo. Um porto, um mercado público. O mundo é igual, muda de geografia, de idioma, de religião. 

                -A pesca e o turismo movem a economia. Os resorts luxuosos, com bangalôs sobre  as águas , onde redes internacionais operam, atraem os turistas e uma ofensiva do governo neste estágio  da Pandemia colocou as Maldivas no mapa  novamente nunca venderam tantos pacotes para turistas  , facilitando a entrada e até oferecendo vacinas.

                -A aventura se compõem de teste de PCR , para comprovar que não se está com covid com direito a não receber no horário adequado para poder embarcar, espera longa em aeroportos, voos  de 12 horas mais 8 horas, mais de barco até o Resort, novo teste de PCR para retorno ao Brasil. Preenchimento de formulários de declaração de saúde para ir e voltar. Constatar que o maior aeroporto do Mundo, o novo aeroporto de Istambul está funcionando somente a meia força, vários setores do aeroporto ainda fechados. A restrição de saída da área internacional no Aeroporto na Turquia porque o país ainda está com as fronteiras fechadas. 
-O voo foi de Porto Alegre – São Paulo- Istanbul – Male- Istanbul – São Paulo – Porto Alegre, O perigo oculto, a surpresa é : Se no retorno o  teste PCR desse positivo, uma quarentena seria necessária, pois só se embarca se for negativo. O governo brasileiro também exige o teste para todos. Foi negativo, uffa….

               –Vale e valeu a pena, porque a geografia das ilhas, a beleza natural das praias, a temperatura tropical, a história do país, os peixes, tubarões, araias  e muito mais, podem ser vistas dos bangalôs e trapiches em quantidades, fazendo   tudo ser espetacular. Vale a pena também para sentir e ver o atual estágio do quase pós pandemia. Máscaras no avião , nos aeroportos, a demanda reprimida do  turismo. 

                   –Os resorts/marinas , cerca de 149, mais hotéis e pensões , mostram o potencial turístico. A mística e fama adquirida por suas lindas praias, pelo localização quase imperceptível no mapa mundi, pela água  azul, verde, clara , esportes aquáticos, trazem cada vez mais turistas. Embora um destino carro pois a terra é mais valiosa aqui que em outros lugares,  pois é escassa, 

                     – A eletricidade é gerada por cada através de Geradores a óleo diesel, em câmaras a prova de som. Os meios de transporte dos funcionários e serviços  é com bicicleta, motonetas carrinhos de golf, todos elétricos. Portanto , a poluição sonora se reduz ao vai e vem  das ondas do mar, som dos pássaros, som dos hóspedes nos mais diversos idiomas,  hidroaviões no céu. E a atenção é desviada pelos muitos coelhos brancos mansos que habitam o atoll .A água utilizada é dessalinizada, um processo ainda economicamente dispendioso.

                      – O Atol no qual ficamos, eu e a Rejane, foi o de Lankanfinolhu, perto da Capital Male, no resort Paradise Island Resort do Grupo Villa Hotels.,Nesta ilha coral, a população  composta de 800 empregados do Hotel, forma uma comunidade que tem seu Armazém, alojamentos, oficinas, marcenaria e trabalhadores de vários ofícios. Assistimos um show de danças no noite  dos empregados. 

                      – Em tempos normais, Os Europeus, Indianos, Russos eram a maioria. Agora ,na pandemia, os Russos são a maioria, pois seu governo permitiu ir e voltar.

                      – Nunca  pensei que conseguiria um dia vir às Maldivas no mês de julho de 2021, sempre achei que seria em outra data. 

                    – “Planeta Terra: Estas são  minhas viagens, em uma missão de muitos anos , para explorar novos destinos, novas culturas, novas geografias, para pesquisar civilizações antigas e audaciosamente ir  onde nunca estive antes.”

                                – Afinal tudo é uma questão de Atitude.

Marcos HANS,  

Writer, Speaker, Administrator, Personal and Executive Coach ICI Integrated Coaching Institute.

Commercial  real estate  developer and  a  Happy World Traveller 

Past Grand Secretary of Foreign Affairs- Grand Lodge of Rio Grande do Sul – Brazil

Grand Representative near Grand Lodge of India.

Past Master,33,MRA,SEM,Kt.Pr., FRC,Shriner,(Potentate 2018 Hikmat ) SRCF VII, TOM. 

See curriculum.  https://www.sejalider.com.br/?p=4243

Sobre o Autor

M.Hans administrator

Tudo é uma questão de atitude. Everything is a matter of attitude.