Arquivo anual 27 de dezembro de 2019

Australia – Tasmania -Northern Territory -New South Wales Dec 2019

                        Australia – Tasmania -Northern Territory -New South Wales Dec 2019

                         Hobart – Port Arthur- Alice Springs – Uluru- Sydney 

Fotos –https://drive.google.com/drive/folders/10elj0Aoqi_pVhbKG8nbEc5-Ur0l4OYLB

Videos- https://youtu.be/yhOzm5Xt9eE

                       – E no estado da Tasmania , uma ilha ,  terra do Diabo da Tasmânia , Tasmanian Devil, do desenho animado, animal da família dos Cangurus e o único carnívoro, a surpresa é a capital: Bogart, desenvolvida ,moderna, limpa e turística. Tasmânia com população de 500 mil habitantes sendo 200 mil na capital.

                        – Originalmente , assim como  toda Austrália, terra para onde foram enviados os presos da Inglaterra, hoje terra de progresso e os descendentes se orgulham de serem descendentes de presos convictos . O Port Arthur, hoje museu a céu aberto, era a prisão . No total foram 165000 presos enviados para cá, sendo 73000 mil para Tasmania, na época Van Diemens Land, e 90000 e poucos mil para Sydney. Prisioneiros de todas as idades , a partir de sete anos na época. Os meninos tinham uma prisão em separado. Os lunáticos também em prisão separada onde sozinhos, poderiam contemplar seus erros. Época de experiências e ainda sem saber o que fazer com os desobedientes, muitos foram enviados  para o outro lado mundo  muitos  para a guerra na nova terra, hoje Estados Unidos. Houveram tentativas de fuga, nenhuma com sucesso, Barreiras de cães e a geografia  em Port Arthur, que antes era um porto comercial é uma cidade muito ativa, tornou-se a mais segura prisão sem  murros e hoje milhares de curiosos, turistas vem conferir a história.

                      –O bairro  Salamanca  onde era o comércio marítimo da época, hoje lojas, restaurantes e aos sábados o mercado público com mais de 300 quiosques. O museu Privado Mona, que se atinge com um ferry,  é surreal. O museu mais diferente deste planeta. O Museu do velho e  do novo. Tem alguns artefatos do Egito, sendo um uma Múmia e arte moderna, onde jatos de água em cascata formam palavras. Um pavilhão chinês de madeira remontado da forma original, sem pregos. Não tem descrições nas artes e sim um iPhone que cada um recebe, que permite acessar a descrição e detalhes da obra, arte. O mais inusitado foi ver um homem, sentado em posição de meditação, mostrando de costas, com tatuagem artística. Trabalha seis horas por dia, com intervalo de cinco minutos a cada hora. Já está no museu fazem sete anos.

                     –Cruzeiros das grandes companhias têm sua parada em Hobart. São 2000 km até a Antártica. Em 1911 expedições partiram daqui para o mundo branco do Gelo.

                       – O Tasmanian Devil Zoo, o marsupial carnívoro está ali para os turistas, Kangaroos mansos que se deixam alimentar e posam com você , e a Green Rosella, papagaio em extinção, que voa em sua mão para comer. 

                       – Em Alice Springs, Northern Territory  , calor de 46C, base para ir a Yulara onde  está a montanha  Uluru, uma enorme formação rochosa monolítica , resultado de 550 milhões de anos de erosão para o oceano e interno e terremotos que forçaram a rocha sedimentada a subir em posição vertical. Atualmente se avista 348 metros sendo que no mínimo sao mais dois quilômetros submersos. Portanto um iceberg e 100 milhões de anos mais velho que a outra ponta pois foi sedimentado deitado e agora está em pé. Sagrado para os Indígenas, desde 2019 não é mais permitido escalar a montanha. Impressiona pois está em território desértico e assim está sozinho na paisagem. Os indígenas conseguiram o controle de volta em 1985 em contrato de leasing por 99 anos. Kata Jutka , outra formação rochosa , sedimentação com pedaços maiores , como tivessem sido cimentadas com comprimento de 33 quilômetros sendo a maior parte sob o solo. A cor avermelhada é resultado de oxidação pela presença de íons no solo . 

                       –Assim como para o Catolicismo o local Sagrado é o Vaticano , para o Cristianismo e Judaísmo , Jerusalém. Para religião muçulmana Mecca , para mencionar alguns. Aqui para os Indígenas da Austrália é a Montanha Urulu. Cada grupo criou sua história, tradições e crenças. Bíblia, Alcorão , Torah, e os indígenas, o seu código de vida, moral e ética baseado na uso racional da natureza. Assim caminha a humanidade, dois passos à frente em tecnologia e um passo a trás nas crendices.

                   -No  King’s Canyon, uma caminhada de oito quilômetros entre os penhascos ,aclives e declives, mostra o que era o fundo do mar de 440 milhões de anos atrás.  Uma  cidade perdida  pois a formação do arenito ficou parecido com telhado nos blocos  mais resistentes e como estradas e calçadas no chão. Fiz esta caminhada no manhã cedo  junto com o nascer do sol, no dia  25 de dezembro de 2019. 

              –Northern Territory , uma região desértica na atualidade , enormes cerrados, fazendas enormes de Gado. O centro Geodésico da Austrália é na cidade de Elrunda. Austrália, população 25 milhões. Capital, Canberra. E a população de Kangaroos é de 53 milhões. A carne do Kangaroo é comum aqui como carne de gado para nós. 

                    -E em  NSW, em Sydney , cidade mais famosa com a Ópera House como ícone , é cosmopolita com população de 1,9  milhões. Nas festas de ano novo a população dobra. É a festa de ano  novo mais popular do mundo. A grande maioria asiáticos. Arquitetura moderna e a conservação de prédios , fachadas do início da colonização se misturam. As pessoas , sempre muito gentis e prestativas. Típico de país tropical , pois o calor predomina o ano todo. 

            – Una experiência  outra cultura , outro clima,  significa satisfazer a curiosidade básica do ser vivente, que desde quer-se formou explorou os quatro cantos deste planeta e descobriu que não tinha cantos, era uma viagem que sempre retornava ao começo. Assim é esta viagem da vida , sempre retornamos para casa. Viaje você também pois é necessário ver o que outros fizeram e continuam fazendo.

Marcos HANS,  

Writer, Speaker, Administrator, Personal and Executive Coach ICI Integrated Coaching Institute.

Commercial  real estate  developer and  a  Happy World Traveller 

Past Grand Secretary of Foreign Affairs- Grand Lodge of Rio Grande do Sul – Brazil

Grand Representative near Grand Lodge of India.

Past Master,33,MRA,SEM,Kt.Pr., FRC,Shriner,(Potentate 2018 Hikmat ) SRCF VII, TOM. 

See curriculum.  https://www.sejalider.com.br/?p=4243

Grand European Tour Viking Cruise Budapest to Amsterdam 23oct13nov 2019

       -Grand European Tour Viking Cruise Budapest to Amsterdam  23oct13nov 2019

          ( Hungary ( Budapest), Áustria ( Vienna, Melk, ) Germany( Passau, Regensburg, Nuremberg, Bamberg, Wurzburg, Wertheim, Koblenz, Cologne ) The Netherlands( Wall, Mercedes kinderdijk , Amsterdam).

Fotos-https://drive.google.com/drive/folders/10LAbVrNf74f5SYqopIo2MI6kv1af2UWB

Vídeos- https://youtu.be/ChJk_xdL4CM.  É mais vídeos neste canal.

         – Esta viagem pela Europa , de  barco , da Viking River Cruises , partindo de Budapest até Amsterdam, passando por quatro países , Hungria, Áustria, Alemanha, Holanda e por onze cidades, navegando pelo famoso Rio Danúbio , Pelo Canal Main e pelo Rio Reno, é uma aventura a dois, eu e minha esposa com o objetivo de passear, explorar,  a história da velha Europa, comemorar a vida, meu aniversário e simplesmente estar aqui. São 68 canais de desniveis , eclusas, entre Budapest e Amsterdam. O rio Danúbio tem 2872 km e passa por 10 países. O canal Main tem 547 km. O rio Reno tem 1233 km. 

          – Budapest, sendo Buda a parte menor na parte alta da cidade e Pest a parte plana, dividida pelo rio Danúbio. População de 1,7 milhões e o país cerca de 10 milhões. Reis, imperadores, comunismo e democracia. A descomunização está no  parque Memento, fora da cidade,  onde as estátuas de ferro e pedras recolhidas estão em exposição para lembrar a época de Lênin e companhia limitada. O cristianismo está presente com a Basilika onde  um painel diz que você pode encontrar Jesus em setembro de 2020 no 43a congresso eucarístico. Oportunidade única. Os Romanos e Otomanos  deixaram a tradição do banho público. A Szechenyl é a maior e mais popular. Águas termais terapêuticas com saunas, piscinas de diversas temperaturas. O idioma Húngaro (Magyar), se mantém sem influência do Inglês, na  TV, filmes, jornais, nas placas de estradas ruas. Inglês  somente no centro turístico. O show folclórico com orquestra no Palácio Danúbio é simplesmente  maravilhoso. Estive aqui em 2014 em rápida passagem e agora conheci um pouco mais com um free walking  tour.  

                   – O Viking MAGNI, nome do navio, tem capacidade para 190 passageiros. Nada comparável aos grandes cruzeiros com mais de 4mil passageiros. As margens sempre visíveis, a bandeira do navio é trocada a cada fronteira. Rio limpo, margens conservadas. Viking é uma companhia alemã, portanto , serviços precisos e de muita qualidade. Aqui , a vida passa bem devagar. O nível  de água no rio, fez o barco diminuir a velocidade. O barco somente pode navegar , por lei, com no mínimo um metro de água abaixo do casco. 

                         – Na Áustria, Vienna, cidade das Valsas, City of Waltzes. Centro da música clássica na Europa. Mozart e Strauss compuseram muitos de suas obras aqui. Wolfgang Amadeus Mozart nasceu em Salzburg. Morreu aos 35 anos.  No passado , Vienna foi a capital do Santo Império Romano. ( Sacrum Imperium Romanun). Vienna é a capital da Áustria. População de 1,9 milhões e o país cerca de 9 milhões. A família Habsburg , durante 600 anos, os imperadores tiveram relação com a igreja católica e comandaram o Santo Império Romano. Muitos dos prédios e monumentos foram construídos na época do Império Habsburg. Um deles não concordavam com os monges que só rezavam. Dizia que tinham que fazer algo. Vendeu e fechou os  monastérios e distribuiu o dinheiro. A família ainda existe com mais de 500 membros vivos. O Império  cresceu por causa de muitos casamentos com outros impérios. A rainha Maria Thereza, por exemplo teve 16 filhos. Ela dizia, não pelos filhos, mas o amor era pelo império que continuava  assegurado pelos casamentos , ao invés de guerra. 

                 – Atualmente, a situação é outra. Refugiados recebem mais apoio financeiro que os nativos. O mesmo acontece em outros países da União Europeia.

                 – A igreja católica, com poucos frequentadores, atualmente, ainda tem direito, por lei, a dez por cento da renda per capita  e pode executar a dívida retroativa a três anos.  Na prática isto não acontece. Esta mesma lei ainda existe na Alemanha. A igreja é uma das maiores proprietárias  de imóveis na  Áustria. Não vendem. Alugam. Grande negócio. Mas, o negócio da igreja deveria   outro!

                  – Em Melk, ainda na Áustria , o Monastério de Melk é a atração. Atualmente uma escola primária e secundária muito renomada com cerca de 900 alunos. Um prédio enorme, com mais de 500 quartos ,  mais de 1300 ,hoje salas de aula em uma colina.   Fundado em 1089 quando o Imperador Leopoldo II, entregou um castelo aos monges Beneditinos. Bibliotecas com livros  manuscritos raros , uma igreja em estilo Barroco  que literalmente,  por sua arquitetura e decoração, traz o céu para a terra.    

                            – Em Passau, na Alemanha, a atração é a  Catedral  de ST. Stephan. Construção Barroca de 1688, desde o,ano 730 ,outras igrejas estavam no mesmo lugar. O órgão da Igreja  tem 17774 colunas de som. Alemanha , população de 80 milhões com o tamanho territorial do RS. Capital , Berlin. O estado da Bavária, capital Munique, é o  mais rico da Alemanha, por causa da indústrias, BMW ,  Audi, MAN, Adidas,  Siemens, A cidade de Passau, conhecida pela cidade dos três rios, onde o Danúbio, Inn e ILZ, se encontram e cada um com cor  diferente por causa dos minerais. Fenômeno idêntico ao do  Rio Negro e Rio Solimões, em Manaus. É uma das cidades mais antigas da Bavaria, fundada à cerca de 2000 anos. Importante centro religioso para o Vaticano. As enchentes, que são frequentes aqui, sendo que as marcações nas paredes  são de 1501 , a maior, e a última grande foi em 2013. 

            -Em  Regenburg , no estado da Bavaria, fundado por Markus Aurelius, imperador Romano, ainda existem vestígios de construções daquela época, exemplo: parte da Porta Praetoria. A construção que atrai atenção é a catedral de São Pedro, uma construção gótica imitação da Notre Dame de  Paris, completada em 1320 e existe desde o ano 700 com outras estruturas. 

               –Ruelas, prédios muito antigos  muito bem conservados e a modernidade das construções contemporâneas e o Rio Danúbio , com a ponte de Arcos  do século  XII, faz Regenburg muito charmosa. É a uma das cidades medievais mais bem preservadas a cidade mais antiga ao longo do rio Danúbio. 

                        –Nuremberg , quase totalmente destruída na segunda guerra , foi reconstruída usando muitas das mesmas pedras. Muitas peças de arte, vitrais das igrejas foram guardadas nos porões das casas que eram usadas para estocar cerveja. Os Nazistas escolheram a cidade para fazer sua propaganda com grandes apresentações militares. O lugar usado foi o campo para pouso e decolagem do Zeppelin. A escolha foi muito por causa da sua história imperial. Foi aqui que as fanáticas festas do partido eram realizadas e o boicote aos negócios dos judeus começou e após a vitória, com a cidade quase toda destruída para não virar lugar de peregrinação de futuros Nazistas, ela foi escolhida para sediar os julgamentos dos Nazistas , ou seja os Nuremberg Trials , na  sala 600 no Palácio da Justiça, na parte da cidade que não foi destruída. 

                           – Atualmente o tema da Segunda Guerra,  Partido Nazista é tratado e ensinado nas escolas, pois,  por um período longo, era um tabu falar do assunto.  

                              – Um silogismo: O império Romano , cuja queda foi em 476 D.C, O Sacro Império Romano Germânico, que se dizia descendente do Império Romano antigo, terminou em 1806. E novamente nos anos trinta do século passado, através do Partido Nazista, um novo império estava sendo formado que resultou na segunda grande guerra. 

                                 – Bamberg , fundada em 902, Arquitetura medieval conservada pois não foi bombardeada por ser  e ainda é uma cidade pequena. A cerveja Smoke Beer, Rauch Beer é uma tradição da região. Aliás, a cerveja desde a idade média, era mais alimento e servia  como hidratação, pois água pura e limpa e alimentos não existiam em abundância. A Catedral  do século XI, que serviu ao Imperador Heirich II é   enorme e bem conservada. Bamberg foi capital do Sacro Impero Romano e também ali está a tumba  do Papa Clemente II. 

               – Em Würzburg , a atração é  a residência do Bispo, que ao mesmo tempo era o Governador do Território, a Franconia. O prédio, construído em 1744, foi bastante danificado na segunda grande guerra.O Hall de entrada com a escadaria é mais duas salas sobreviveram pois tinham o telhado de pedras, ali estão os afrescos de Tiepolo. O maior afresco em forro do mundo, representado os quatro continentes conhecidos na época. É um dos mais finos  palácios em estilo barroco da Alemanha. O Forte Marienberg e a  ponte de pedra com as estátuas dos religiosos medievais são atração para apreciadores de vinhos. Esta cidade e região, 500 anos mais antiga que Munchen, capital do  Bavaria, quer sua independência como o Estado da Franconia.

              – Em Wirtheim, no estado de Baden-Württenber, cuja capital é Stuttgart, sede da , Mercedes Benz , está a arte do vidro. Sopradores de vidro, criadores e artistas na manipulação de areia líquida.   Cidade do século XII, cujo castelo foi destruído durante a guerra de trinta anos entre protestantes e católicos e a cidade não foi bombardeada porque dois rebeldes contra o nazismo colocaram uma bandeira branca no topo da torre do castelo. Além dos vidros , é famosa pelos vinhos da Franconia.  

                       -Em Koblenz , somente de passagem, a visita foi ao Castelo Marburg (na cidade vizinha de Braubach) o único castelo nunca invadido ou capturado. O Deutches Eck, na junção   dos rios  Mosel e Rhine, é imponente é lindo. São 25000 castelos,só,entenda Alemanha construídos na idade média. Eram casas fortificadas  da Burguesia, do Reis e os fiéis a ele. Atualmente ,muitos restaurados que servem ao turismo, à história , a economia. A maioria está na beira dos Rios , em montanhas e  serviam  para cobrar pedagio de passagem nos rios. 

                               – Em Köhl, Cologne, Colônia, a Catedral de Colônia, cuja construção iniciou ao redor do ano  1248 e finalizada sete séculos depois. Tudo início porque uma pequena relíquia de ossos pertencentes aos três Reis Magos ( roubados em 1164 na Itália) e aí milhares de peregrinos queriam visitar  as  relíquias, assim como em diversas outras igrejas pelo mundo.  É assim surgiu a necessidade de uma igreja maior e eis o resultado. Atualmente estão em sarcófago  de ouro atrás do Altar.   

               – E nos Países Baixos, The Netherlands( 16,8 milhões ), em Kirderdijk, onde existe a maior concentração de Moinhos de Vento. Estruturas usadas para drenar água e energia.  Originárias do Egito ,Pérsia , Grécia. Diz-se que a Holanda não existiria sem estes moinhos, pois grande parte do seu território é abaixo do nível do mar e na atualidade outros  sistemas dão conta desta função essencial para manter o território habitável. (plano Delta após a catastrófica enchente de 1953). Além do vento, máquinas a vapor, diesel e elétricas foram incorporadas aos moinhos. Hoje, as antigas estruturas servem também de decoração nos campos. Ainda existem cerca de  700 em todo território. Holanda do sul e norte são os estados mais populosos e o país é mais conhecido como Holanda, do que que seu nome real. Holtz Land, terra das madeiras, daí, Holanda. 

                  – E em Amsterdam, a capital,  literalmente a uma fortaleza de terras para impedir águas no rio Amstel, um dique no rio Amstel, daí seu nome , uma cidade vibrante, de muitos canais, de muita água. Muitas ruelas, prédios inclinados para frente pois a maioria eram depósitos de mercadorias e as mesmas eram puxados para os andares  e para não  estragar o prédio eram inclinados para frente.. O Red Light district, o distrito da prostituição que funciona já a mais de 400 anos , menos vibrante atualmente, pois muitos gabinetes estão vazios e com cartazes de aluga-se. O museu de Van  Gogh, de Anne Frank, Rembrandt, da Maconha, do casamento Gay, isto é Amsterdam. O País das Tulipas, das flores únicas que já causaram um crise econômica, por sua super valorização. 

                   – E por último, The Hague, onde está a corte Internacional da Paz, uma das cortes mais importantes do mundo,  para resolver conflitos entre países. O Palácio da  Paz foi doado por Andrew Carnegie. O parque Madurodam, a Holanda em miniatura , uma homenagem ao herói George Maduro que morreu aos 28 anos no campo de concentração Nazista após heroicamente salvar muitas vidas. Delft, onde são produzidos as famosas porcelanas azuis. Rotterdam, o maior porto da Europa, cuja atração é a arquitetura moderna. Os prédios chamam atenção por seu desenho inovador. Competindo um pouco com a modernidade de Dubai

                    –É simples assim, é mais tarde do que você pensa. Por isto faça você também suas próprias viagens, aventuras, saia da sua cômoda e sinta o prazer físico, intelectual e emocional de contatar outras culturas, outros passageiros desta viagem que todos estamos fazendo. “Ninguém, se  dá  conta como é extraordinário viajar até que ele chega em casa e descansa sua cabeça no seu velho e familiar travesseiro.” Lin Yutang. E eu acrescento: e pode dirigir seu próprio carro novamente.   A atitude é viajar. 

Marcos HANS,  

Writer, Speaker, Administrator, Personal and Executive Coach ICI Integrated Coaching Institute.

Commercial  real estate  developer and  a  Happy World Traveller 

Past Grand Secretary of Foreign Affairs- Grand Lodge of Rio Grande do Sul – Brazil

Grand Representative near Grand Lodge of India.

Past Master,33,MRA,SEM,Kt.Pr., FRC,Shriner,(Potentate 2018 Hikmat ) SRCF VII, TOM. 

See curriculum.  https://www.sejalider.com.br/?p=4243

“Out of the Blue” August 2019

                              “Out of the Blue”

    PNG Papua New Guinea – august 2019

         – Not exactly, but I find those annotations  on my notes and put them together here. Some in English, some in Portuguese ou os dois. 

  • O livro com mais histórias deveria ser o seu passaporte.
  • The book with more stories should be your passport.
  • The real voyage of discovery consists not only in seeking new landscapes but in having new eyes.
  • A verdadeira viagem de descoberta consiste não em somente ver paisagens novas mas ter olhos novos.
  • Travel in the younger sort is part of education in the elder a part of experience 
  • Viajar para os jovens é parte da educação, para os idosos

parte da experiência.

  • GOD Gold Oil Diamond 
  • GOD Generator ordinator destructor 
  • Nobility is not beeing better than others.

    Nobility is being better than your former self.

  • Ser Nobre não é ser melhor que os outros.

    Ser Nobre é ser melhor do que você era antes.

  • Nós  todos morremos, é como vivemos que importa.
  • O acordo é morrer jovem o mais velho possível.
  • THE ROAD NOT TAKEN-Robert Frost

Two roads diverged in a yellow wood,

And sorry I could not travel both

And be one traveler, long I stood,

And looked down one as far as I could

To where it bent in the underground

…..I shall be telling this with a sign

Somewhere ages and ages hence:

Two roads diverged in a wood, and I….

I took the one less traveled by,

And that  has MADE ALL THE DIFFERENCE.

  • Be unorthodox 

read every day something no one else is reading

think every day something no one is thinking

it is bad for the mind to be always part of unanimity

if you follow the crowd.

the place you you will most likely end up is the exit

  • Stories are powerful. In the  bible, koran, vedas. It is believed they are written by Gods.
  • Estórias são poderosas. Veja. As da Bíblia, do Koran, do Vedas. Acredita-se terem sido escritas por deuses. 
  • It’s not a matter if you can do it

    It’s a matter when you decided to to it.

  • Pautas para a vida

1- quando estás sozinho, cuida dos pensamentos.

2- quando estás com amigos,  cuida língua.

3- quando estas triste, cuida do temperamento.

4- quando estas em grupo, cuida do comportamento.

5- quando estas com problemas,  cuida das emoções.

6- quando alcanças o sucesso, cuida do ego. 

  • There are wood ships

     There iron  ships

      There plastic ships

       but in this table is  only friendship.

  • As long as cycle of existence lasts may your happiness never decline.
  • Mãezinha Querida 

    Agora no céu

    Eu quero rezar

    Azul é teu manto 

   Branco é teu véu…..

  • “Minha mãe veio em meus olhos e as lágrimas correram. “

William Shakespeare

  • Meu pai veio em meus olhos e eu senti muita saudade e chorei. Marcos Hans 
  • Pelo mundo
  • Viajar é para sempre

Viaje o mundo 

veja mais 

veja lugares

veja pessoas

veja mais do mundo

veja a diversidade do mundo.

  • Pelo mundo

A vida não é sempre 

Doce e perfeita

Mas fica muito melhor

Com uma viagem.

  • Pelo mundo 

Não existe caminho certo para a felicidade mas o atalho é feito de mais uma viagem.

Fazer uma viagem e viajar para dentro de si.

Conheça-te a ti mesmo.

  • Pelo mundo 

Nunca se sinta satisfeito com os mesmos lugares e as mesmas cores  e a velha rotina.Descubra novos lugares neste planeta.

  • We always believe what we want to believe.
  • Devemos  nos unir não para estar juntos, mas sim para fazermos algo juntos.
  • Não vamos nos preocupar com o final

Os finais sempre são tristes

Vamos viver o entre o início e o fim

 Ou seja no meio com toda alegria.

  • Apesar de toda a nossa

Tecnologia de comunicação 

Nenhuma invenção é mais

Efetiva do que o som da voz Humana.

  • Inspite of all our communication technology , no invention is as  effective as the sound of the human voice.
  • And this is more profound.

Mankind is engaged in an eternal quest for that “something else” he hopes will bring him happiness,  and unending. For those individual souls who have sought and found God, the search is over: He is that Something Else.

It is not your passing thoughts or brilliant ideas so much as your plain everyday habits that control your life….Live simply. Don’t get caught in the machine of the world — it is too exact- ing. By the time you get what you are seeking your nerves are gone, the heart is damaged, and the bones are aching. Resolve to develop your spiritual powers more earnestly from now on. Learn the art of right living. If you have joy you have everything, so learn to be glad and contented….Have happiness now.

  • As important as we think we are most of many will not leave evidence that we even were here
  • O mais importante que achamos que somos, a maioria de nós não deixará evidência de que esteve aqui,
  • Não dá para voltar no tempo 

Mas dá  para fazer outra viagem.

  • Ser feliz

Ser completo

Pelo menos o mais próximo da realização 

Deveria ser o eterno objetivo de cada iniciado nesta vida.

Jogar estas expectativas para o futuro pode ser um equívoco

Here and now

Hic et nunk

Aqui é agora 

  • I love life, but not everything in it. I love people , but not all of them. I live myself, but not everything about me.  
  • In business and in Life, you do not get what you deserve, you get what you negotiate.
  • Dream

Believe in your dreams

And they may come true,

Believe in yourself

And they will

  • The soul

Has greater need of the ideal 

Than of the real

  • And in the end, it is not the years in your life that count. It is the life in your years. 
  • E da letra de uma música: It’s later than you think (Gay Lombardi). É mais tarde do que você pensa. O que você vai fazer quando estiver a sete palmos  abaixo da terra. 

Pense sobre tudo isto , mas não muito, aja. 

Por quê? Porque tudo é uma questão de Atitude.

Marcos HANS,  

Writer, Speaker, Administrator, Personal and Executive Coach ICI Integrated Coaching Institute.

Commercial  real estate  developer and  a  Happy World Traveller 

Past Grand Secretary of Foreign Affairs- Grand Lodge of Rio Grande do Sul – Brazil

Grand Representative near Grand Lodge of India.

Past Master,33,MRA,SEM,Kt.Pr., FRC,Shriner,(Potentate 2018 Hikmat ) SRCF VII, TOM. 

See curriculum.  https://www.sejalider.com.br/?p=4243

What Will Matter in the End. August 2019

                       What Will Matter in the End.

 By Michael Josephson and  adapted  by M. Hans

PNG Papua New Guineia  August 2019

                 Some day it will all come to an end. There will be no more sunrises, no more minutes, hours or days.

              All the things you collected or stored,  travel souvenirs, diplomas, pins, whiskys, suits, two colors shoes,   will pass to someone else or be thrown away. 

                Your wealth, yes, your money, convertible  cars, rent properties, shares, your  fame and temporal power will shrivel to irrelevance.

               Your grudges, resentments with family members, frustrations and jealousies,  will finally disappear.

                  So  too, your hopes, ambitions, yearly travel plans and to-do lists will expire. No more cruises, no more 747 or 787 long trips, no more star alliance lounges.

            The wins  and losses on negotiations, to take advantage over the opponent,  that once seemed so important will fade away. 

         It won’t matter where you came from or what side of the tracks you lived , with Net Flix and HBO or not.

         -It won’t matter whether you were beautiful or brilliant. If we’re with the right weight, no belle fat.

          -it won’t matter what and how many positions you held in organizations, and if you woke up early and sacrifice yourself for that position and run out of time for yourself, your family, your children.

          –So what will matter? How will the value of your days be measured and remembered? 

What will matter is not what you bought, but what you built. Not what you got, but what you gave.

What will matter is not your success, but your significance.

What will matter is not what you learned, but what you taught.

What will matter is every act of integrity, compassion, courage or sacrifice that enriched, empowered or encouraged others to emulate your example.

What will matter is not how many countries, cities, famous places you visit, but what you pass on from those experiences.

What will matter how many times you travel together, take pictures together and call each other, or send a video to each other, or a message, even one word or one emoji.

Not how many people you knew, and how many friends you have on Facebook ,  but how many will feel a lasting loss when you’re gone.

Not how many meetings you attend on your fraternal organizations but if you behave and act accordingly.

What will matter is not your memories, the selfies, the pictures   , but the memories of those who loved you.

What will matter is how long you will be remembered, by whom and for what and how long the fees from your  web page will be paid to see the text and files of pictures.

Living a life that matters doesn’t happen by accident.

It’s not a matter of circumstance but of choice.

Choose to live a life that matters.

Why, because everything is a matter of attitude

Marcos HANS,  

Writer, Speaker, Administrator, Personal and Executive Coach ICI Integrated Coaching Institute.

Commercial  real estate  developer and  a  Happy World Traveller 

Past Grand Secretary of Foreign Affairs- Grand Lodge of Rio Grande do Sul – Brazil

Grand Representative near Grand Lodge of India.

Past Master,33,MRA,SEM,Kt.Pr., FRC,Shriner,(Potentate 2018 Hikmat ) SRCF VII, TOM. 

See curriculum.  https://www.sejalider.com.br/?p=4243

Papua New Guinea (129)Mount Hagan and Bougainville aug 2019(130)

                                          Papua New Guinea (129)Mount Hagan and Bougainville aug 2019(1130)

                                          Papua New Guinea PNG Terra de mistérios.

                                          PNG – uma nação de tribos. 

                                          AROB Autonumous Region of Bougainville (

                  (Port Moresby,Mount Hagan, Goroka, Madang, Kokobo, Rabaul,Kieta, Arawa in AROB)

Parágrafo

Fotos-https://drive.google.com/drive/folders/1-cGEtmEPE_4ousgMpcsE3SCmSK4o7JZ2

Vídeos- https://www.youtube.com/watch?v=RpSRyAV4N7w e mais videos no meu canal no YOUTUBE
     

Papua New Guinea, oficialmente Independent State of Papua New Guinea, independente desde 1975  da Austrália , a Rainha Elisabeth é a   monarca. Antes a Austrália  e também a Alemanha dividiram  o território. População estimada em 8 milhões. Capital, Port Moresby com população estimada em 370 mil habitantes. O nome vem do Admiral Sir Fairfax Moresby, cujo filho Capitão John Moresby descobriu as ilhas em 1873. São mais de 600 ilhas que foram o país. A outra parte da maior ilha, continua sendo Indonésia.

                    – É a última fronteira da terra ainda a ser totalmente explorada. E aqui estou para vir a lugares onde poucos foram para desvendar o mistério destas terras, deste povo, destas culturas que ainda estão livres de influência do restante do mundo. 

              – É um dos países com maior diversidade cultural no mundo e também um dos mais rurais, sendo que somente cerca de 18 por cento vivem nas cidades. São mais de 800  idiomas locais conhecidos. Se acredita que existem muitos grupos que não fazem parte do censo, assim como plantas e animais não catalogadas. Considerada como economia em desenvolvimento pelo fundo monetário internacional , sendo a mineração um item forte da economia.  

              – A região  autônoma de Bougainville  de PNG, ARoB , (Autonomous Region of Boungainville) ou ainda North Solomons , com população de 240 mil habitantes, está em movimento para sua independência. A 1000 km da capital Moresby e a região mais remota da PNG. É um destino fora da rota conhecida e não é fácil chegar aqui.

                – O pássaro símbolo do país,  Bird  of Paradise, pássaro do paraíso, muito colorido, algumas das aves estão  no santuário dos pássaros em um enorme viveiro, e também  em muitas estátuas e emblemas retratando o pássaro por todo país inclusive na bandeira do país. 

                – Em  Mount Hagan, na província Western Highlands , WHP, nome que vem do Vulcão do mesmo nome que por sua vez vem do oficial Alemão Curt Von Hagen. Com cerca  de 46000 mil habitantes, aqui em Mount Hagen acontece anualmente o maior festival cultural onde as tribos de toda PNG , mais de 75 tribos, se apresentem e revivem a cultura de seus povos e também é o maior evento turístico do país. A cultura tradicional continua forte na PNG, atualmente mais ainda pois impulsiona o turismo. Este foi o meu motivo por ter feito este viagem que de Porto Alegre até Port Moresby são quatro voos, sendo o mais curto até São Paulo e depois dois voos de 12 horas, até Istambul e  Manila e mais 5 horas até Moresby. 

                 –O que chama atenção no povo, nos adultos, nos jovens, nas crianças é a alegria em ver turistas. Abanam, gritam, pedem para tirar fotos, fazem pose, cumprimentam, puxam conversa, querem ver a foto e sempre sorrindo , mesmo descalços, sem dentes, sem roupa suficiente. Um enorme contraste com outros povos, também pobres ou ricos que não tem está humanidade que percebi aqui. A felicidade deles se percebe no rosto, na alegria, no aperto de mão, no abraço  expontâneo. É claro que fazem isto mais naturalmente com os turistas que para eles são figuras raras.

                 – A infraestrutura  também é um contrate. A rede de telefonia celular está no 4g por quase todo território enquanto que as estradas estão em péssimas condições, muitas ainda estrada de chão . Cias chinesas estão executando algumas rodovias principais. Por isto todos os carros são 4×4 e a maioria com grades de ferro nos vidros, inclusive no para-brisa por causa do perigo de assalto nas estradas. Tipo cenas do filme Mad Max. 

                 – No século XXI, onde a tecnologia facilita, ajuda a tornar o cotidiano cada vez mais fácil, aqui e como em diversos lugares do planeta, esta tecnologia chega somente em partes , como a telefonia, automóveis, televisão. É a escravidão moderna. 

                     – A visita a uma vila, no interior de Mount Hagan, nas Highlands , terras altas, de aproximadamente 500 pessoas, que vivem com água corrente dos riachos, luz do dia e alguns painéis solares para luz . Fogo com lenha para comida. Plantam tudo o que comem e ainda vendem. Mantém vivo a cultura dos antepassados. Fomos recepcionadas com danças de homens guerreiros,  dança das mulheres e homens enfeitados com eleitos  de plantas, folhas de bananeira, arbustos, e pinturas no rosto e no corpo, muito coloridas. Impressionante, fantástico, diferente. 

                     – E a preparação da comida foi da forma como faziam no passado. O porco foi sacrificado na frente de todos , o fogo foi acesso com fricção de madeira e palha . O porco foi ao fogo inteiro para tirar os cabelos, depois preparado para ser enterrado em folhas de bananeira é coberto com pedras quentes pelo fogo. Após algumas horas foi retirado junto com batatas doces,bananas e outras raizes. Estilo que é comum nas ilhas da Oceania. No Hawaii em restaurantes típicos é parte do show tirar as carnes enterradas no calor. 

                        – As apresentações folclóricas das muitas tribos são a expressão da cultura mantida atualmente por comitê organizadores do ministério do Turismo, em todo país , durante o ano todo. Um dos mais populares  é em  agosto, o  Mount Hagan show, em seu sexagésimo aniversário comemorado este ano. Ao todo são 12 festivais a cada ano, pois são muitas tribos e culturas diferentes e assim mantém uma agenda o ano todo. O mais importante , o festival Hiri Moale show, na capital, em Port Moresby, em setembro, mês da   independência  Os participantes , os locais, os nativos, homens, mulheres , adolescentes, crianças são reembolsadas pelas despesas de viagem e pela participação em si, sendo uma fonte de renda alternativa. 

                                   – Descrever a apresentação, o modo de vestir, a coreografia é um desafio. É preciso ver. Fiz vários  pequenos vídeos que estão no meu canal do YouTube, uma comparação pode ser feita com o carnaval que ocorre ao redor do mundo, ou desfiles de grupos étnicos. O diferente daqui é porque é primitivo, é na Oceania, é longe de tudo, é difícil de chegar  e os materiais usados para se vestir são da natureza, de plantas, cipós, flores. Um caleidoscópio de cores, de sons, de música. 

                                  – Um hábito comum nestas ilhas do Pacífico, e especialmente em PNG, é mastigar o Betel nut, uma fruta da palmeira areca, que deixa a boca, lábios, dentes vermelhos. O efeito é similar ao tabaco, criando dependência , mas também diminui o apetite, aumenta a energia corporal , senso de bem estar e euforia. E por ser mastigado é necessário cuspir com frequência, portanto no chão, nas calçadas e nos mais diversos lugares se vê as marcas vermelhas do cuspe. Placas indicando proibição  de entrar  mastigando Betel Nut estão nos hotéis, supermercados. Fábricas, lojas.

                                      – Um país tribal , porque a sociedade ainda se rege baseado nas relações entre as tribos. A violência entre tribos ocorreu durante o festival  onde um participante foi ferido com uma flecha . Estupros são comuns e quando descobertos a família tenta recompensar a família atingida com algo de valor, e a moeda usada normalmente são porcos. 

                                     – Na Província EHP East Highland Province, na capital Goroka, onde os mercados  a céu aberto em enormes gramados, cobertos com coloridos guarda sóis chamam atenção. O museu J.K. Mc Carthy conta a história das pinturas e dos utensílios dos nativos. Uma lenda, que se originou de uma pessoa realmente existente, Nokondi, homem com um braço e uma perna, surgiu na região de Goroka e aqui eles juram que ainda existem. Lembra o mascote do Internacional de Porto Alegre , o Saci, de uma perna. A viagem de Mount Hagan até Goroka  , foi uma aventura, foram 6 horas para fazer 100 quilômetros. A estrada era realmente ruim, pedaços com asfalto, cheio de buracos, outros puro chão e tudo sem acostamento. 

                              – Na Madang Province, a cidade de Madang  é um das atrações turísticas mais popular, por suas águas límpidas, corais e beleza tropical.  Ocupada pelos germânicos, depois pela Austrália e após a WWII pelos japoneses. Aliás durante a WWII , varias ilhas foram base de lançamento de ofensivas dos japoneses. um deles é o local de partida da ofensiva contra Pearl Harbour. De Goroka à Madang, a estrada continua a pior possível. O veículo precisa andar em zigue zague. Foram 1O horas para 315 kms. Madang está no mar  Bismark, no qual dei um mergulho.

                               –Kokopo e região  na East New Britain Province, foi  ocupada  pelos Japoneses durante a segunda grande guerra e a folia a base para as operações japonesas. Em 1994 as cinzas do vulcão destruíram a cidade de  Rabaul e aí a capital foi mudada para Kokopo. O museu histórico a céu aberto exibe artilharia pesada usada na guerra. Notei que nesta cidade e província a limpeza das ruas. É proibido aqui, mastigar Betel nut na cidade e isto colabora muito coma limpeza e os hábitos das pessoas. O Rabaul Cemetery, mantém as primeiras baixas da segunda grande guerra nesta região. O navio Montevideo Ravu com  mais de 1000 pessoas sendo 850 prisioneiros , foi afundado nesta região pelos marinha americana. Sobre a guerra, que sempre se diz ter começado na invasão da Alemanha na Polônia, na realidade teve seu único em 1933 quando os japoneses invadiram a Manchuria na China e dali nunca parou. Os Nazistas e Fascistas se juntaram ao Japão para conquistar território, deu no que deu, bombas atômicas no Japão. Começou no Japão , terminou no Japão, 

                                    – Necessário registrar que o canibalismo nesta ilha terminou após a chegada dos missionários europeus  que introduziram o cristianismo, isto nos anos de 1800 em diante , que o inglês é ensinado desde o primário assim como o idioma nativo e que uma cerimônia fúnebre é realizada pela família, após alguns dias do enterro, quando a família estiver preparada para dar aos familiares, parentes, um pedaço de Shellmoney, ou seja uma corrente de pequenas conchas do mar, que servem como dinheiro local. Vi uma procissão, onde nativos com traje e máscara, maskman, se dirigiam até a residência da família. 

                                  – O bunker do famoso Admiral Isoroku Yamamoto, celebridade na época da guerra, estando logo abaixo do Imperador, está aqui em Rabaul. Ele, Yamamoto, comandou o ataque  a Pearl Harbor. A retaliação foi sua morte , quando seu avião foi abatido, após uma mensagem com seu roteiro ter sido  decifrada. 

                                 – Subi o vulcão  Tavurvur ainda ativo, que em 1994 destruiu a cidades e Rabaul. É a natureza em ação. A praia a seu redor é morna. Aguas de até 70 C , brotam do  solo da praia. Imagens e cores incríveis na cratera do vulcão  fumegante,

                                     – Finalizando está expedição,  na Região Autônoma de, (AROB) entrando pelo aeroporto em Kieta, que tem plebiscito  para se tornar independente marcado para dia 22 de novembro de 2019. Um comitê  da ONU já está aqui.  E dali , por 4 horas dirigimos até o distrito  de Siwai, no sul do território, com uma camioneta Toyota 4×4, passando por rios, arroios, onde a água vem por cima do capô, estradas que somente um 4×4 e motorista experiente podem ser usadas, para constatar o modo de vida tradicional, sem energia elétrica, sem água corrente encanada, mas com água corrente nos arroios e rios e com agricultura de subsistência em comunidade tribal. O turismo é incipiente. Aqui é o fim do fim do mundo ou o começo do começo do mundo. É aventura 4×4.

                             – Neste trajeto, havia na estrada enfeites com flores, nas pontes, em fileiras na beira da estrada flores presas em varas de taquara, em pedaços de bananeira. Motivo: falecimento de um bispo desta região, cujo corpo foi transportado por estas estradas para sua despedida. 

                               – A segunda maior mina a céu aberto era aqui. A mina de Panguna. Producao interrompida e abandonada em 1989 quando da guerra civil que matou cerca de 10 mil pessoas.  Motivo: degradação recursos naturais e insatisfação dos proprietários das terras. Uma montanha enorme que virou um enorme buraco. Minerais é a riqueza da região, que dizem ser explorada após a independência. 

                                – O presidente da Movimento da Independência, da RAoB, cuja capital é Rabu, Dr. John Momis, e uma equipe de 35 membros estão envolvidos junto com a ONU, o governo de PNG e países apoiadores para esta almejava independência. 

                                 – Visitei três vilas, Amau, Siroi, Rupumu. Apresentações de danças e músicas e bandas com instrumentos de bambu, comidas típicas, casas de bambu. Turismo sendo desenvolvido. Em uma caminhada de 2 horas pela mata, pé descalço pois eram trilhas com barro e água, visitamos os destroços do avião abatido do Admiral Yamamoto, aquele que comandou o ataque à Pearl Harbour. Aventura a pé em contato com a natureza. A  ilha POK POK, isolada, poucos habitantes, uma pousada , peixes na praia, tranquilidade e paz, ilhas de área, comida com peixe pescado na tarde, snorkeling, muito silêncio. 

                    – Conhecer, presenciar as culturas diferentes , a maneira de viver, a maneira de trabalhar e se relacionar com a natureza, evidencia cada vez mais para este explorador a diversidade do mundo e que conhecer somente sua cultura, do povo onde se nasceu ou de seus ascendentes, é ler somente poucas páginas do livro da natureza, do livro do mundo. Como metáfora, o livro com mais histórias deveria ser o seu passaporte. É da natureza do ser humano se movimentar, ir a lugares explorar e finalmente chegar onde ninguém chegou antes e ou redescobrir lugares onde exploradores já estiveram para ter a satisfação intelectual de conhecer este planeta e ultimamente conhecer a si mesmo. 

       – Por quê? Porque tudo é uma questão de atitude é porque é mais tarde do que você pensa. 

Marcos HANS,  

Writer, Speaker, Administrator, Personal and Executive Coach ICI Integrated Coaching Institute.

Commercial  real estate  developer and  a  Happy World Traveller 

Past Grand Secretary of Foreign Affairs- Grand Lodge of Rio Grande do Sul – Brazil

Grand Representative near Grand Lodge of India.

Past Master,33,MRA,SEM,Kt.Pr., FRC,Shriner,(Potentate 2018 Hikmat ) SRCF VII, TOM. 

See curriculum.  https://www.sejalider.com.br/?p=4243

Coast Starlight- Amtrak – Los Angeles até Seattle e Victoria B.C. July 2019

                     Coast Starlight- Amtrak – Los Angeles até Seattle e Victoria B.C. July 2019

Fotos- https://drive.google.com/drive/folders/10JOzs5ZGsFJEkzWn3IVzsitqncNx_cGz         

Vídeo( dois)  –https://youtu.be/zXzajRfF8X4

– É um linha de trem de passageiros na costa Oeste dos Estados Unidos, que vai de Los  Angeles até Seattle , passando por Santa Barbara, San Francisco , Portland . Nos Estados Unidos os trens ainda são baixa de velocidade , comparado aos da Europa, Japão e China. A vantagem é poder observar a  passagem, estar no restaurante enquanto lentamente a paisagem vai passando. E de Seattle um ônibus até a Estação Pacific Union em Vancouver e no dia seguinte o ferry para a cidade de Victoria na British Columbia. 

          – Está linha é considerada uma das mais cênicas, pois em trechos se passa perto do Pacífico , no meio das plantações simétricas de hortaliças, com irrigação automática, entre florestas, Lagos, mais florestas. Simplesmente bonito.

          -Dali, passando por Vancouver , o ferry para Victoria. O Ferry, um mini Cruzeiro, pois a natureza marinha e as ilhas são simplesmente de cartão postal. A cidade de Victoria, 80000 mil habitantes, é famosa por diversos motivos. Pelo jardim Butchardt Garden, o Hotel Empress, o passeio para ver as Baleias, o mais  movimentado Hidro Aeroporto do Mundo, Harbour Air Seaplanes,  o qual usei no voo de retorno a Vancouver,  pela Universidade de Victoria, Uvic, e por ser uma ilha, onde se chega somente de ferry ou avião e por ser a capital de B.C. British Columbia e portanto o prédio exponente  do parlamento iluminado a noite chama  atenção. Nas placas dos veículos , consta BBC Beautiful British Columbia, pois sem exagero, tudo é organizado e bonito. E na frente do Parlamento , uma sequoia centenária, plantado no final dos anos 1800, no Natal recebe iluminação especial. E na esquina do Hotel Empress está a estátua da artista mais famosa de B.C. Emily Car. Faz parte da paisagem da  região, veados , deers, andando soltos aparando a grama. 

            – O porto de Victoria, construído quando o Canal do Panamá estava ficando pronto, recebe muitos cruzeiros turísticos, que lotam a cidade em horas.

            – Viemos para visitar nossa filha, Lauren, que está terminado a faculdade na UVIC. A cidade é conhecida também por receber muitos estudantes estrangeiros. A cidade, vista de  cima do Mount Tolmie Park, mostra todo seu verde e charme sempre com o mar nos fundos. A Universidade Pública, Royal Roads, cujo Castelo Hatley  foi usado na série The X-Man, é localizada silenciosamente na floresta com uma praia aos fundos. 

                 – O passeio de 3 horas para ver as Baleias, mostra a cidade do mar e as baleias em família fazendo apresentações esporádicas. Com sorte se consegue tirar fotos de parte do corpo. As baleias chegam a idade de até 130 anos. 

                       – No Domingo houve um encontro de carros antigos, Deuce Days, deuce  que significa dois,  expressão que surgiu após a guerra para estes carros,  ou seja do ano  1932, todos da Ford, pois foi o ano em que 55 modelos diferentes foram produzidos. Pura nostalgia. 

                              – O castelo de Craigdsrroch, uma mansão construído pelo imigrante Escocês,   Robert Dunsmuir, quer fez fortuna com carvão da Ilha de Vancouver, entre 1887 e 1890. Atualmente uma casa museu e retrata a história dele, que infelizmente morreu meses após concluir a obra, deixando a inteira fortuna para sua mulher que viveu nela até 1908.

                      – Relativamente é  uma cidade cara, tanto que os locais dizem que B.C. British Columbia, também significa, Bring Cash, traga dinheiro. Outro aspecto da cidade que chama atenção, ironicamente mencionando o assunto, é a ” pobreza ou falta de recursos das pessoas. pois nenhuma casa tem cercas e os veículos, a maioria não tem garagem pois ficam na frente das casa ou na rua e se tem telhado não é uma garagem fechada. E notei, em um domingo, no centro de Victoria, a alguns metros do Parlamento, um construção de um edifício sendo executado  e não percebi nenhum sindicato atuando e tentando fechar ou multar a construtora. É pura  falta de fiscalização.”

                             – Ah, Vitória e a British Columbia precisa ser visitada no verão para você ver a cidade com flores, muito verde e sempre com cara de domingo, No inverno os esportes de inverno e casacos pesados para manter o corpo quente. Ah, cassinos são liberados aqui o também traz muitos turistas.

                         – Sem saber se a decisão de apoiar a filha a estudar no exterior, iniciando pelo segundo Grau em Abbotsford, decisão que ela tornou em Porto Alegre, na feira promovida pela CI, estude no exterior , no Hotel Sheraton  e depois na Universidade, saindo de casa alguns dias antes de completar quinze anos, sem saber se isto vai contribuir com a felicidade e sucesso em sua vida. Fico com o coração apertado , sempre com saudades, apesar das visitas e facilidade de comunicação. Gostaria que sempre estivesse perto de mim, porém percebo que sair  da zona cômoda , poder experienciar trabalhar em diversos lugares , estudar, dominar outro idioma,  o que  seria muito mais desafiante  no Brasil e ter mais segurança pessoal do que  no nosso país, e poder viver em uma comunidade de primeiro mundo,  me conforta  um pouco , mas meu coração chora. A minha esposa Rejane não tem estas angústias e dúvidas, eu sim. 

                             – Acredito que experiências internacionais, outro idioma, outra cultura, conhecer o mundo, vai proporcionar ter uma vida mais plena de entendimento da vida, de onde viemos, o que somos e para onde vamos. Sucesso minha filha, você será será nossa garotinha, minha filhinha.

                                      – Se foi ou não a Atitude correta, não sei, mas  reafirmo que Tudo é uma questão de Atitude. 

Marcos HANS,  

Writer, Speaker, Administrator, Personal and Executive Coach ICI Integrated Coaching Institute.

Commercial  real estate  developer and  a  Happy World Traveller 

Past Grand Secretary of Foreign Affairs- Grand Lodge of Rio Grande do Sul – Brazil

Grand Representative near Grand Lodge of India.

Past Master,33,MRA,SEM,Kt.Pr., FRC,Shriner,(Potentate 2018 Hikmat ) SRCF VII, TOM. 

See curriculum.  https://www.sejalider.com.br/?p=4243

Route 66 Chicago to Los Angeles July 2019

                     Route 66 Chicago to Los Angeles

Fotos- https://drive.google.com/drive/folders/104m_ZNKDEd0uh7v-LY1dESYwAaC_FM7j  

Vídeos – mais vídeos no you tube channel e um nesta pagina            

– A rota 66 ou U.S. Highway 66, Mother Land, the Main Street of América, foi uma das primeiras rodovias expressas dos Estados Unidos. Foi criada em em 1926 . São 2448 milhas, ou seja 3940 quilômetros. Em 1956 , no governo do Presidente Eisenhover, foi criado um sistema de rodovias expressas com 47800 milhas o que deixou a rota 66 obsoleta. Serviu para redistribuir a população durante a grande depressão de 29. Atualmente grande parte da rota é a I-44 é outra grande parte ainda está aí para ser redescoberta.
         – A rodovia inicia em Chicago e termina no Píer de Santa Mônica na Califórnia. Depois de ficar obsoleta em 1985, foi reconstruída com fins turísticos. Atualmente turistas do mundo inteiro vem passear nesta rota e reviver as décadas de 50 e 60 pois a arquitetura, o modo de vida americano está impresso aqui. A rodovia passa por oito estados: Illinois. Missouri, Kansas, Oklahoma, Texas, New Mexico, Arizona e California.
            – Fiz está viagem de Moto Harley Davidsson, modelo Ultra Glide, guiado pela Eagle Riders, companhia especializada em conduzir motocicletas. Paramos em diversas cidades pequenas, postos de gasolina e oficinas, museus, preservados e tombados pelo patrimônio histórico do governo federal.
         – No Estado de Illinois, na famosa Chicago na região dos Lagos. Foi no dia 4 de julho, dia da independência dos Estados Unidos, o ínio desta experiência. Após retirada da moto, a experiência de andar em uma rodovia de alta velocidade para sair da cidade e alcançar Springfield, cidade onde Nasceu Abraham Lincoln, inclusive a casa onde morou está aqui restaurada. Passamos por um trecho original da rota pavimentada com tijolos. E pela primeira ponte que atravessa o Rio Mississipi, construída em 1929. Paradas em um posto de gasolina e oficina, Dwight Fuel Station. Pura Nostalgia também no museu na cidade de Pontiac.
       – No Estado de Missouri, o enorme Arco construído em 1965, indica que chagamos em St. Louis. O Arco é em homenagem e tributo aos fundadores da cidade . É um dos ícones mais conhecidos dos Estados Unidos, após a Estátua da Liberdade. É impressionante, enorme e faz parte da rede nacional de parques. Na cidade de Cuba, MO, está a maior cadeira de balanço do mundo, pelo menos eles afirmam aqui. E uma oficina e posto de gasolina, Gay Parita Sinclair, um lugar de hospitalidade típica do meio oeste americano. Panfletos anunciando exposição e competição com tratores e cortadores de grama motorizados são uma frequência. A cidade Joplin foi a próxima parada. O Estado do Missouri é conhecido como o Estado das cavernas. E Joplin, foram mortos Bonnie e Clyde, famosos assaltantes de bancos e assassinos da década de 30. A garagem apartamento 1933 onde foram mortos está devidamente marcada como patrimônio histórico.
       – No Estado de Kansas somente de passagem porque a cidade onde passamos fica na divisa. E no Estado de Oklahoma, Oklahoma City. O memorial da bomba , terrorismo interno, em 19 de abril de 1995 está bem no centro da cidade, quando 196 morreram com a explosão de um caminhão de explosivos.

– No Estado do Texas , o museu OK RT66, mostra a história da rodovia, da construção, o auge e o fechamento e o posterior recuperação. O posto de serviços e lanchonete em Shamrock, mantido pela prefeitura, simplesmente é reviver os períodos de glória da rodovia. O restaurante Big Texan, os melhores shakes do Texas , é um restaurante temático e tem uma promoção constante. Se você aceitar os desafio de comer dois quilos de carne , batata recheada e salada, em 60 minutos, é gratuito e se não conseguir custa US$ 72.00.
         – O deslocamento de moto em grupo, orientado por um líder, é uma aula de direção e obediência às regras de trânsito. A velocidade média foi 75 milhas nas rodovias expressas é bem menos quando se usava trechos da antiga rota 66.
       – No Estado do New Mexico, a cidade de Santa Fé, a capital do Estado.A arquitetura, em Adobe, os produtos, o idioma, todos remetem a cultura espanhola, pois foi colônia da Espanha , dentro dos Estados Unidos. Houve na praça central a abertura do 16# Apresentação e venda de artesanato folclórico, onde mais de 100 países participam, considerado a maior feira do gênero do mundo. Em Taos, a ponde sobre o Rio Grande, Gorge Bridge , sobre um Canyon, impressiona pois foi a maior ponte de aço em 1966 e hoje tem vários pontos com linha direta para falar com alguém , com os dizeres- Call, there is always hope. Ligue, sempre existe esperança. E elas terras indígenas, cuja maior tribo é a Navajo. É um território autônomo dentro dos Estados Unidos que tem suas próprias leis. A referência é a cidade Gallup, onde foram filmados a maioria dos Far West filmes. O Hotel e restaurante El Racho Hotel, é o hotel mais antigo dos Estados Unidos é muito bem conservado. Nos finais de semana a população de 30000 mil sobe para 200.000 mil pois os nativos da região vem para fazer compras, além dos turistas. Os Nativos, os indígenas, recebem ajuda mensal do governo federal. Quanto menor é mais raro a Tribo, mais recebem.
            – No Estado do Arizona, onde está o Grand Canyon, as paisagens no caminho são lunaticas, tipo imagens do seriado Perdidos no Espaço. A floresta Petrificada , no Petrified Forest National Park que outrora foi uma floresta real mostra a ação da natureza . E o Grand Canyon, the South Rim, em Tusayan, Arizona , simplesmente é de cair o queijo pela grandeza da estrutura que a natureza construiu . O Rio Colorado é o protagonista de tudo. A vista em um vôo com helicóptero simplesmente é encontrar a natureza em ação. E ainda Oatman, no condado Mojave, Williams , Seligman . Todas cidades pequenas que sobrevivem do turismo , da época gloriosa da rota 66. Oatmann, é cenário pronto de filmes de faroeste. Burros , remanescentes da época das minas, circulam livre pela rua principal. São 80 habitantes fixos , lojas, bares e no verão um calor de 45 graus e turistas todos os dias.
          – Laughlin NV, já no estado de Nevada é uma mini Las Vegas. Hotéis Casinos ao longo do Rio Colorado. Quando cheguei aqui, calor de 45 C. É o deserto. A paisagem lembra cidades na beira do Rio Nilo.
          – Foram percorridos na original rota 66 , cerca de 700 milhas, o resto pelas rodovias expressas federais. Uma associação para manter partes importantes da rota 66 foi essencial para o que existe atualmente.
               – Las Vegas, localizado no deserto de Mojave , internacionalmente conhecida como uma cidade resort , cidade de férias, cidade dos cassinos e fabulosos hotéis e de shows internacionais. O show de mágica dos tradicionais Penn & Teller, revela o mundo da mágica sem revelar os segredos. O show das águas no Hotel Bellagio é romântico e belo. A rua Fermont, coberta, é o centro da agitação. A cidade de fantasia e das eternas férias, onde não tem dias de semana, somente domingos.
          – E finalmente na República da California , de passagem pela Mojave National Preserve, um deserto com Cactus. Ali, três enormes torres de coleta solar e milhares de painéis no chão, tem o objetivo de fornecer energia para a região e ser exemplo para outras regiões do país em energia limpa. Dali para Santa Mônica onde termina a rota 66 para o batismo final.
             – Foi uma aventura e experiência especial. O grupo composto por dois Irlandeses, oito espanhóis, dois de Dubai, originalmente de Nairobi e UK, dois brasileiros, dois americanos e um mexicano além dos guias Richard e Vance da Eagle Riders, muito experientes.
         – Fiz está viagem com a Rejane, companheira de algumas aventuras e de vida. Fomos a lugares onde nunca estivemos antes para explorar lugares onde outros já estiveram.
            –These are the voyages of the Harley Davidson Ultra Enterprise. Its continuing mission: to explore strange new worlds. To seek out remaining life and civilizations on the Historic route 66. To boldly go where people have gone before.”
           – Por quê tudo isto? Porque é mais tarde do que você pensa e porque no final Tudo é uma Questão de Atitude.

Marcos HANS,

Writer, Speaker, Administrator, Personal and Executive Coach ICI Integrated Coaching Institute.
Commercial real estate developer and a Happy World Traveller
Past Grand Secretary of Foreign Affairs- Grand Lodge of Rio Grande do Sul – Brazil
Grand Representative near Grand Lodge of India.
Past Master,33,MRA,SEM,Kt.Pr., FRC,Shriner,(Potentate 2018 Hikmat ) SRCF VII, TOM.
See curriculum. https://www.sejalider.com.br/?p=4243

Nashville Tennessee – Shriners Imperial Session 2019 July 2019

                   – Nashville Tennessee –  Shriners Imperial Session 2019

Fotos-  https://drive.google.com/drive/folders/1-xIyL6aJpzTl5EfTexqOnyCbtejYnlyZ             

Ocorreu nos dias 01 a 4 de Julho de 2019 a 145a  Sessão Imperial Anual dos Shriners. Milhares de Shriners representando os 196 templos da organização se reúnem para tratar dos negócios , legislação e eleição da próxima Diretoria. Eleito para ser o Potentado Imperial Sir  Jeffrey Sowder. Atualmente são 225.000 mil Shriners , templos na Alemanha, Filipinas, Panamá, Brasil, a maioria dos Templos nos Estados Unidos e Canadá, e clubes ao redor do mundo somando 70 países. 

                   -A delegação do Templo Hikmat , composta pelo Potentado 2019 Nobre David Cardoso ,  Chefe Raban Nobre Claudio Lima , Assistente Chefe Raban Nobre Waldir Serafim e Nobre Marcos Hans , Potentado de 2018. Os Nobres Francisco de Assis Lima e Edson Kassar e o Ir .Carlos Roberto Barros de Campos acompanharam a delegação. 

                              – Como representante votante  da Colorado Corporation, a organização que administra os Hospitais, votei a favor da alteração nos estatutos para dar poder a Diretoria de modificar o sistema de atendimento aos pacientes, ou seja focar em atendimento como paciente externo, adaptação e ou fechamentos dos hospitais para este sistema. Isto significa em um futuro próximo, pois a indústria da medicina está mudando rapidamente , serão menos hospitais. Os novos pontos serão conhecidos como Centros de Excelência. É necessário adaptar para continuar com a missão de atender crianças e sobreviver financeiramente.  

                                  -Como MM Mestre Maçom, participar dos Shriners, é uma forma  inteligente e organizada  de praticar filantropia. Venha participar desta caravana do bem filiando-se ao Templo Hikmat através de um clubes ou forme um clube em sua cidade ou região.

               – SHRINERS É A MAÇONARIA EM AÇÃO .

                – A Maçonaria torna os homens melhores, os Shriners os torna líderes

            -Confira mais informações no site (https://www.shrinersinternational.org/Shriners)   Veja que o site já está em Português. E no site (http://hikmatshriners.org)

             –  O que fazemos apenas para nós morre conosco, o que fazemos para os outros e para o mundo  permanece e é imortal. (Albert Pike).

              -Tudo é uma questão de atitude

Marcos HANS,  

Writer, Speaker, Administrator, Personal and Executive Coach ICI Integrated Coaching Institute.

Commercial  real estate  developer and  a  Happy World Traveller 

Past Grand Secretary of Foreign Affairs- Grand Lodge of Rio Grande do Sul – Brazil

Grand Representative near Grand Lodge of India.

Past Master,33,MRA,SEM,Kt.Pr., FRC,Shriner,(Potentate 2018 Hikmat ) SRCF VII, TOM. 

See curriculum.  https://www.sejalider.com.br/?p=4243

Nashville-Tennessee – A cidade da Música July 2019

                      Nashville-Tennessee – A cidade da Música.

Fotos – https://drive.google.com/drive/folders/1-uRZSUgz_0QIww0M7xGFWZMlMeu6HTLG              

– O nome vem do General Francis Nash, que liderou a guerra revolucionará da independência. Atualmente a grande Nashville, com população de 1,9 milhões é conhecida como a  cidade  da música. O Grand Ole Opry, casa de shows onde se apresentaram os expoentes da música country  e na atualidade uma casa de shows sempre lotada com transmissões por rádio, televisão. Assisti o show do dia 28 de junho de 2019. Casa lotada , cerca de 4000 pessoas. Artistas da velha guarda e expoentes. Fantástico. Transmito ao vivo por rádio e tv. 

              – O museu dos músicos já conduzidos ao hall da fama, museus da Patsy Klein, Johny Cash, George Cole, são somente uma ponta do iceberg dos nomes que passaram por aqui com sucesso.  O CabaRay , uma casa de shows exclusiva do comediante, músico e cantor Ray Stevens , atualmente com 80 anos, continua fazendo muito sucesso. 

               – A rua principal, a Broadway, está repleta, em  várias varias quadras de restaurantes e bares com música country ao vivo. Luminosos,  os mais chamativos e criativos ostentam as fachadas. Lojas de roupas em  estilo Western e botas.Muitas botas, compre um par e receba outros dois pares. 

               – Veículos com as mais diversas adaptações para passear nestas ruas, desde movido as pedal com barril de chopp acoplado, caminhões com carroceiras decoradas, tratores puxando carretas, cavalos e charretes , mini Veiculos, patins motorizados , veículos normais e muitos pedestres. Tudo para a alegria e diversão dos visitantes.

               – A cidade de Franklin, a 40 km de Nash, nome que vem do primeiro presidente Benjamin Franklin, cujo centro histórico preservado pelo departamento nacional, é uma atração para os visitantes pois o passado está presente na arquitetura bem conservada. 

               – E em Linchburg, está a famosa destilaria dos whiskies  Jack Daniels, vendido em mais de 130 países. Um barril para envelhecimento do whisky é usado somente uma vez. É todo produzido a base de milho. Uma história de sucesso , como tantas dos empreendedores desta terra da liberdade. 

                – A casa de shows CabaRay, de Ray Stevens, com 80 anos, música country com comédia. Foi sucesso o show fechado somente para os Shriners no dia 30 de junho de 2019. Ele também é Shriner.

                  – A trilha Natchez Trail, que termina no Mississipi, na qual percorri cerca de 30 milhas, é uma estrada de lazer, estrada federal preservada dentro de um  parque nacional , onde não circulam veículos grandes.

                   – Dirigir aqui, usando o  Waze, é claro com internet 4g, é simplesmente muito fácil. É mais seguro dirigir aqui do que no meu país, pois as normas são obedecidas e a gentileza do trânsito é percebida de imediato. 

                   – Nashville , cidade da Música e sede de muitas multinacionais, é uma cidade americana que está preparada para o turismo. Faça sua própria experiência.

                   – Por quê? Porque é mais tarde do que você pensa e porque Tudo é uma questão de atitude.

Marcos HANS 

Writer, Speaker, Administrator, Personal and Executive Coach ICI Integrated Coaching Institute.

Commercial  real estate  developer and  a  Happy World Traveller 

Past Grand Secretary of Foreign Affairs- Grand Lodge of Rio Grande do Sul – Brazil

Grand Representative near Grand Lodge of India.

Past Master,33,MRA,SEM,Kt.Pr., FRC,Shriner,(Potentate 2018 Hikmat ) SRCF VII, TOM. 

See curriculum.  https://www.sejalider.com.br/?p=4243

Republic of Albania – Tirana April 2019

                                  Republic of Albania – Tirana April 2019

Fotos – https://drive.google.com/drive/folders/1-rpZEFg2R5yuqwE5wuPLmYJuSla8b3Xl

                    Albania com 2,9 milhões de Habitantes, Capital Tirana  com 200 mil e região metropolitana com um milhão. Estima-se que cerca nove milhões vivem fora do país. A capital antiga era em Durrës , cidade litorânea. 

                      Historicamente  ocupada pela tribo Illyrian,  depois o Império Romano, depois o Império  Bizantino, e depois o Império Otomano por mais de 400 anos, do qual se tornaram  Independente  em  1912.  Logo após em 1913 já perderam metade do território em guerras. Uma monarquia funcionou por vários anos até 1933. Mussolini invadiu, derrubou o Monarca, aí  veio a segunda grande  guerra.  A  Albânia se libertou e venceu os Nazistas sem ajuda de forças externas. Por isto nunca fez parte da Iugoslávia ou Rússia. Desenvolveu portanto seu próprio comunismo a partir de 1941. Stálin e Lenin tiveram aqui nomes de avenidas  e estátuas gigantes que estiveram fora dos olhos do público por anos. Recentemente estão expostas com propósitos históricos e turísticos.

                          – O ditador Enver Hoxha, que entre 1978 e 1991 liderou o comunismo muito extremo, onde as pessoas não podiam se mudar nem entre as cidades. As espionagens eram ensinadas as crianças desde pequeno. O centro de espionagem, hoje um museu, mostra como escutavam as conversas de todos, dos diplomatas, de suas esposas, dos cidadãos. E introduziu a punição coletiva , ou seja, se alguém fosse acusado, todos seus familiares ,  gerações anteriores vivas e por nascer ficavam marcadas. Resumo : criava o medo, espionava tudo, propaganda com filmes para doutrinar e punição coletiva. Que pesadelo.

                                Durante este período de comunismo severo, estima-se 8000 mortos e 40000 enviados para trabalhos forçados. 

                     Rompeu com a Yugoslavia, porque declarou eles como não sendo um comunismo verdadeiro. Após se aliar a China, também rompeu declarando eles também não sendo um comunismo puro após o encontro com Nixon,  E o país ficou isolado.  Albânia, como nome internacional e  Shqiperise como nome no idioma local.

                                   – E após a queda da USSR, da Iugoslávia, também aqui o véu caiu. Foi em 1992. Bancos, cartão de crédito, supermercado, carros, Coca Cola, bananas , chocolate, KFC , era tudo novo. Muito informação e foi um choque para a geração da época. O mesmo ainda está  por acontecer na Coréia da Norte. Portanto fazem apenas 27 que o país  está vivendo uma democracia com capitalismo. 

                                   – O ditador Enver Hoxha, paranóico por perseguição, imaginava e fez o povo acreditar que ia ser atacado a qualquer momento. Construí 175.000 bunkers no país  todo. Visitei um, paredes de concreto de 230cm . Verdadeiros labirintos para aguentar guerra nuclear e bombas. Hoje são museus e atração turística. Alguns com cinco andares para baixo.

                                          – O que os antigos dizem que sentem falta do comunismo é: “tudo era limpo, claro não tinham o que jogar fora.  Seguro, claro porque os que eram contra foram mortos e os bandidos estavam no poder. Que tinha trabalho para todos. Era um trabalhando, quatro observando. Fingíamos que trabalhávamos e eles fingiam que nos pagavam, pois todo mundo recebia igual. Casa para todos. Sim, casa de dois cômodos para família toda.” Está é a ironia do comunismo.

                                     – Desde 2008 o país está na NATO, e não tem mais exército próprio. Canditado para ingressar  na UE, na União Europeia, mas precisa fazer o tema de casa, junto com a Sérvia e Kosovo ainda não reconhecido pela Sérvia. 

                                – A bandeira vermelha com a águia de duas cabeças, representa o sangue dos soldados nas guerras e a águia as duas capitais da época da divisão, Roma e Constantinopla. 

                                  – A religião está divida entre os Muçulmanos com mais de 60% do mercado e 20% entre cristãos católicos e ortodoxos e outras minorias.  O registro de que são poucos os praticantes em mesquitas ou igrejas, porque aqui por muito tempo as religiões foram proibidas. Mas, a maioria aprova as varias religiões em harmonia, pois isto proporciona mais feriados, pois os feriados Santos dos cristãos e muçulmanos diferem. 

                                                   – A praça principal , Skanderberg, enorme, recém reestrutura se compõem de um enorme espaço aberto com piso de mármore em cores diferentes para simbolizar as diferentes cidades, regiões e pessoas do país e no verão está desenhada com elevações para escoar a água que é bombeada para manter a temperatura baixa, pois faz cerca de 40 C, no verão.  Ali está a estátua do Herói Medieval em cima do seu cavalo. Um prédio em forma de Pirâmide, projetado pela filha de Hoxha, como museu de seu longo governo. Logo após a falência dos items comunista, o museu deixou de ter sentido. Foi usado como centro de conferências, e como base da NATO , durante a guerra de Kosovo. Será reformado e servirá para empreendimentos na área  de computação, um centro de TI. 

        –Necessário registrar que a Madre Tereza d Calcutá, tem aqui nome de avenida, nome do maior hospital e o aeroporto com seu nome. E obviamente estátua na novíssima catedral em Tirana. Ela nasceu em Skopje, hoje North Macedônia, que na época era Kosovo e que era Albânia. Nasceu aqui, foi educada na Irlanda e trabalhou pelas crianças pobres na Índia onde está sua sepultura em Kolkata. 

                                          – O idioma Italiano , comum aqui , se deve a invasão da Itália e disponibilidade de filmes e costumes logo após a queda do comunismo em 1992.                                                       

                      –Um pouco sobre Albânia e sua Capital Tirana. Cidade vibrante, com um povo muito receptivo, agora com prédios coloridos que se destacam dos da era comunista, juventude entusiasma que já deixou o passado para trás. 

                                                      -Por quê tudo isto? Porque  viajar é uma questão de Atitude.

Marcos HANS 

Writer, Speaker, Administrator, Personal and Executive Coach ICI Integrated Coaching Institute.

Commercial  real estate  developer and  a  Happy World Traveller 

Past Grand Secretary of Foreign Affairs- Grand Lodge of Rio Grande do Sul – Brazil

Grand Representative near Grand Lodge of India.

Past Master,33,MRA,SEM,Kt.Pr., FRC,Shriner, SRCF VII, TOM. 

See curriculum.  https://www.sejalider.com.br/?p=4243